Bombardier promove a 27ª edição do seu evento de segurança – Safety Standdown, em 08.11.23


O Safety Standdown (seminário de segurança) anual da Bombardier, marcado para 07 a 09 de novembro em Wichita, marca sua 27ª iteração e vai girar em torno do tema “integridade na segurança” (“integrity in safety”).

Chris Milligan, vice-presidente de serviços de aeronaves usadas e operações de vôo da Bombardier e chefe do evento Safety Standdown, explicou a evolução conceitual de temas anteriores. Ele disse para a mídia AIN que o evento deste ano enfatiza “garantir que fazemos a coisa certa, mesmo quando é a portas fechadas”. Milligan disse: “Sempre nos esforçamos para alcançar a mais alta ética nas operações. Com o objetivo de alcançar a integridade na segurança, podemos garantir que a segurança seja sempre o principal motivador de todas as decisões que tomamos”.

Originado há 27 anos por uma equipe de demonstração de vôo da Bombardier Learjet devota de fatores humanos e treinamento de segurança, o evento teve um rápido crescimento devido ao amplo interesse da indústria. Em 1999, não era mais um evento focado apenas na Bombardier, mas um evento que abrangia toda a indústria da aviação. O compromisso do Safety Standdown em abordar os fatores humanos, a segurança e o treinamento, atraiu desde então um grupo diversificado de participantes. “Isso não repercutiu apenas nos pilotos”, explicou Milligan. “Era todo mundo trabalhando junto para a segurança geral de uma operação”, completou Milligan.

Até o momento, aproximadamente 10.000 pessoas de diversas origens – profissionais da aviação corporativa, comercial e militar – foram afetadas pelos eventos Safety Standdown, disse Milligan. Embora esteja prevista uma “casa” cheia de mais de 400 participantes para o evento em Wichita, no Kansas (EUA), o webcast ao vivo do seminário estenderá seu alcance a vários participantes globalmente.

Entre a lista de apresentadores deste ano estão Tony Kern, sócio fundador da Convergent Performance – que falou no evento do ano passado – e Amy Grubb, da Junta Federal de Investigação, que se concentra na segurança de local de trabalho. Milligan também destacou uma apresentação de Daniel Mollicone, da Pulsar Informatics, sobre gerenciamento de risco de fadiga como uma sessão “imperdível”.

“Nosso tema [abrangente] há vários anos tem sido aprender, aplicar e compartilhar”, disse Milligan, incentivando os participantes a integrarem o que aprenderam durante o evento e transmiti-lo aos seus colegas. “Tem um efeito de longo alcance mesmo além do evento de três dias”, falou Milligan.

Além do evento anual, a Bombardier organiza palestras sobre segurança ao longo de ano e criou um centro de recursos em seu site para oferecer suporte contínuo aos profissionais da aviação. “Vários apresentadores darão exemplos ao vivo de coisas que pesquisaram no NTSB ou que viram e experimentaram em seu próprio local de trabalho”, disse Milligan, “e os compartilharão com o público”, emendou.

O Safety Standdown continua sendo um evento gratuito: os patrocinadores, juntamente com a Bombardier, garantem que seja acessível a todos os profissionais da aviação. [EL] – c/ fonte