Bombardier promove a conclusão de análise completa dos processos de projeto e produção do Global 5500 e do Global 6500 para a publicação de EPD, em 31.05.23


No dia 02, abrindo o mês de maio, a Bombardier anunciou a conclusão de uma análise completa dos processos de projeto e produção do Global 5500 e do Global 6500 para a publicação do EPD Environmental Product Declaration) – Declaração Ambiental de Produto – para as duas aeronaves. As novas EPD se juntam às declarações de conformidade ambiental das aeronaves Global 7500 e Challenger 3500, como os únicos jatos designados e credenciados por EPD da aviação executiva.

Por mais de uma década, a Bombardier dedicou uma equipe interna de especialistas em tempo integral ao desenvolvimento de métricas-chave padronizáveis, coleta de dados, validação e análise. Reunindo participantes do setor e 45 fornecedores de nível 1, a Bombardier avaliou 200 mil peças de aeronaves durante o desenvolvimento do programa de aeronaves Global 7500, obtendo informações valiosas sobre o impacto ambiental do modelo e levando a um relatório público verificado por terceiros.

O jato cabine larga de ultralongo alcance de alto desempenho Global 7500, um líder do setor, tornou-se a primeira aeronave executiva a receber uma designação EPD por este padrão de relatório em 2020, para ser seguido pela declaração do Challenger 3500 em 2022. A metodologia holística foi replicada na análise dos programas Global 5500 e 6500, em que foram avaliadas 280 mil peças.

“A publicação das EPD das aeronaves Global 5500 e Global 6500 é o resultado de anos de esforço científico”, disse Michel Ouellette, vice-presidente executivo de engenharia e desenvolvimento de produtos da Bombardier. “Essas declarações são mais do que brochuras: são ferramentas para a indústria da aviação impulsionar inovações sustentáveis em todo o seu espectro de atividades. Elas também são o resultado da meticulosidade, atenção e engenhosidade de uma equipe interna de especialistas com habilidades únicas. Como empresa, estamos imensamente orgulhosos de que a reputação de nossos produtos e oportunidades empolgantes atraiam as melhores mentes do mundo”, disse Ouellette.

Graças ao colossal trabalho de base feito pela equipe dedicada da Bombardier no estabelecimento de requisitos ambientais na fase de projeto de programas futuros, os jatos executivos Global 5500 e Global 6500 possuem fortes elementos de sustentabilidade, divulgou a fabricante canadense.

Do ponto de vista do design, os dois modelos, com reprojeto de asas redesenhadas e novos motores Rolls-Royce Pearl especialmente projetados, apresentam eficiência de combustível até 13% melhor do que seus antecessores. A asa transônica de alta velocidade das aeronaves também reduz o arrasto, reduzindo queima de combustível e diminuindo as emissões, oferecendo uma viagem suave, excelente performance de pista curta e desempenho de alta velocidade. Atualmente, a Bombardier também oferece opções de materiais de cabine sustentáveis para o interior de todas as aeronaves.

Ouellette apontou: “A Bombardier tem a influência e a experiência para mudar o futuro da aviação. Tomamos a decisão há mais de 10 anos para enfrentar o desafio mais urgente da indústria a longo prazo com nossa plataforma de pesquisa EcoJet; no curto prazo incentivando o aumento do uso de combustíveis de aviação sustentável [SAF], a médio prazo adotando uma mentalidade de sustentabilidade ao projetar todas as nossas aeronaves, antes que a primeira peça de chapa seja cortada. Com nossos EPD de jatos executivos, nos equipamos com uma metodologia abrangente e replicável para garantir que os riscos e impactos ambientais em toda a nossa cadeia de valor sejam identificados agora e gerenciados de maneira eficaz por meio de nossa abordagem contínua de inovação e melhoria”.

Os extensos dados coletados no desenvolvimento da análise do ciclo de vida do produto Bombardier, que está disponível para consulta do setor e do público, ajudam os principais participantes a reavaliar como as aeronaves atuais são projetadas e fabricadas. A oferta de materiais sustentáveis para interiores de cabines da Bombardier é um exemplo de como essa análise de ciclo de vida levou a uma melhoria tangível do produto. Enquanto isso, ao trabalhar para inventar o futuro da aviação sustentável com sua plataforma de pesquisa EcoJet de visão de longo prazo, essas EPD já estão influenciando as decisões no nível da cadeia de suprimentos, mapeando uma estratégia clara para processos sustentáveis de fornecimento e desenvolvimento de produto, promove a Bombardier.

A governança ambiental, social e corporativa (ESG – Environmental, Social and Corporate Governance) da Bombardier também apóia a aspiração de toda a indústria de alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050, defendendo ativamente a adoção de combustíveis de aviação sustentáveis, aprimorando a recuperação de aeronaves e o fornecimento sustentável, melhorando a eficiência energética em suas operações, otimizando compensações de carbono e muito mais.

Com a recente conclusão das declarações de produtos ambientais (EPD) para os jatos de alcance ultralongo Global 5500 e 6500, a Bombardier avançou numa meta de dispor de EPD para todas as suas aeronaves em produção até 2025, enquanto pressiona pela transparência e se prepara para modelos futuros.

Uma EPD, basicamente, detalha informações sobre a “pegada” ambiental de uma aeronave ao longo de seu ciclo de vida – desde o projeto até o fim da vida útil. No caso da indústria, e a Bombardier se engajando, as EPDs são o culminar de mais de uma década de desenvolvimento de métricas importantes que podem ser padronizadas por meio de coleta, validação e análise de dados.

A Bombardier obteve inicialmente EPD para o Global 7500 em junho de 2020, depois de trabalhar com organizações do setor e 45 fornecedores de nível 1 para avaliar 200.000 peças durante o desenvolvimento da aeronave. Depois, seguiu a mesma metodologia aplicada ao Challenger 3500 (a versão renovada do Challenger 350), que recebeu um EPD em 2022, e novamente com os modelos Global 5500 e 6500, que também são versões renovadas – dos Global 500 e 600 -, que envolveu a avaliação de um total de 280.000 peças.

Embora as EPD sejam predominantes em vários setores, a Bombardier tem forjado um novo território no setor de jatos executivos. Como tal, a fabricante canadense teve que trabalhar com um painel de especialistas da indústria, meio ambiente e padrões para ajudar a moldar as regras da categoria de produto para a aviação executiva, de acordo com Mathieu Noel, diretor de estratégia de produto, design industrial e engenharia de vendas da Bombardier. Esses padrões foram abertos para comentários e depois validados e acordados para a aviação executiva.

O resultado foi um modelo para uma revisão abrangente do projeto, desenvolvimento, produção, serviço e aspectos de fim de vida da aeronave. “Começamos a acumular todas essas informações sobre a pegada ambiental da aeronave e isso levou a uma rigorosa análise de dados”, disse Noel. Após essa análise e validação de terceiros, as EPD foram emitidas.

Noel acrescentou que a revisão foi exaustiva. “Não podemos simplesmente bombeá-las uma após a outra. Na verdade, analisamos as peças da aeronave uma a uma”, explicou Noel, “e validamos seu impacto ambiental”. Isso inclui avaliar a origem do material e a montagem das peças/componentes e da aeronave principal. Essa avaliação se estende pelas operações e manutenção “até o fim da vida útil”, disse Noel.

As avaliações de fim de vida consideram quais peças podem ser recicladas e quais vão para o lixo. “Medimos o uso da água, medimos as emissões, medimos o reciclável, nosso consumo de energia, seja energia renovável ou não renovável”, disse Noel, lembrando as interações iniciais da Bombardier em seguir esse caminho. “Perguntamos quanta água você usou na produção desta peça antes de enviá-la para nós? Temos muitas sobrancelhas levantadas”.

Ele acrescentou, no entanto, que o esforço é essencial para a Bombardier. “Trata-se de assumir o desafio que nossa indústria enfrenta. É sobre ser transparente sobre isso”. Noel enfatizou: “a EPD não é uma manobra ou impulso de marketing. Não está dizendo que uma aeronave é mais ecológica do que outra”. Simplificando, são dados ambientais, acrescentou Noel, comparando as EPD ao rótulo nutricional das embalagens dos alimentos. “Para nós é importante que haja um relatório porque queremos que o cliente seja instruído na tomada de decisão de compra”, destacou Noel.

A EPD também ajuda a fornecer uma perspectiva sobre o design de novos produtos a partir de uma perspectiva de sustentabilidade. Noel apontou para elementos como os motores Rolls-Royce Pearl e asas redesenhadas que trouxeram 13% a mais de eficiência de combustível nos jatos com projetos revisados Global 5500 e 6500. Além disso, a Bombardier observou os materiais de cabine sustentáveis oferecidos na aeronave e o aplicativo de operação ecológico do Challenger 3500 para ajudar orientar operações mais eficientes.

“Tem sido nossa principal prioridade na Bombardier criar produtos que tenham cada vez menos impacto ambiental ao longo do tempo”, disse Noel, observando que a meta da fabricante canadense é investir 50% de seu recurso disponível em pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de aeronaves mais ecológicas com passos concretos curtos e longo prazo. “Não queremos ter apenas metas grandiosas. Queremos dar passos para chegar lá”, Noel falou.

A Bombardier disponibilizou sua análise de ciclo de vida do produto para consulta pública e da indústria, e Noel disse que a fabricante, com expertise acumulada, está trabalhando com outros fabricantes em suas análises de ciclo de vida. [EL] – c/ fonte