Bombardier registra progresso em suas metas de sustentabilidade – emissões de gases de efeito estufa caíram 23% em relação a 2019, entre outras métricas, em 15.07.25

Em post no dia 15 na plataforma online da AIN, Kerry Lynch, editora da revista mensal da mídia, repercutiu que a fabricante canadense Bombardier segue avançando em suas metas ambientais, sociais e de governança (ESG – environmental, social and governance), atingindo ou superando as metas antes do prazo, conforme divulgado pela própria em seu recém-lançado Relatório de Sustentabilidade de 2024.
Bombardier 2024 Sustainability report
https://bombardier.com/en/bombardier-sustainability-report-2024.pdf?attachment
No relatório, o presidente e CEO da Bombardier, Éric Martel, descreveu 2024 como “um ano marcado por progresso constante e conquistas significativas em nossa busca pela excelência em sustentabilidade”. Entre as metas alcançadas estava a publicação de declarações ambientais de produto (EPD – environmental product declaration) para todas as suas aeronaves em produção, tornando-se a primeira fabricante de aeronaves a jato executivo a fazê-lo.
A Bombardier iniciou essa meta em 2020, publicando sua primeira EPD para o jato cabine larga Global 7500. Isso marcou a primeira vez para jatos executivos. A fabricante havia estabelecido a meta de lançá-las para todos os seus modelos em produção até 2025, e atingiu essa meta em março do ano passado.
A Bombardier também avançou na pesquisa de tecnologias sustentáveis, como seu projeto de asa mista (blended-wing), e no aumento do uso de combustível de aviação sustentável (SAF) e no dispositivo de book-and-claim sempre que possível. Nesse âmbito, dentro do Projeto EcoJet, a Bombardier empreendeu teste(s) de vôo – com 4 horas de operação – de um Global 6500 (com motorização Rolls-Royce Pearl 15) com combustível 100% SAF, como solução prevista da substituição do combustível de aviação convencional. Os extensos testes de desenvolvimento mostraram um desempenho muito promissor para aeronaves e sistemas com o SAF “drop-in” (à base de troca pura).
As emissões de gases de efeito estufa (GGE – greenhouse gas emission) da Bombardier, medidas em milhares de toneladas de CO2, caíram para 78,7 em 2024, em comparação com 102,5 em seu ano base, 2019. Isso representou uma melhoria de 23%.
Em relação à força de trabalho, a Bombardier observou que sua pontuação de engajamento dos funcionários também aumentou para 80%, em comparação com 73% em 2022. A pontuação do ano passado superou a meta da empresa de 75%.
Essas melhorias ocorreram à medida que a Bombardier aumentou sua receita de US$ 6,1 bilhões em 2021 para US$ 8,7 bilhões no ano passado (em 4 anos), uma alta de 42,6%, e as entregas de aeronaves de 120 em 2021 para 146 em 2024, uma lata de 21,7%. Ao mesmo tempo, a força de trabalho da Bombardier cresceu 36,2%, de 13.800 em 2021 para 18.800 em 2024. [EL] – c/ fonte