Bombardier reporta resultado 1T24, com crescimento da backlog e book-to-bill, expansão de margens e aumento da receita da unidade de “serviços”, em 12.05.24


No dia 25 (abril), a Bombardier reportou seu resultado financeiro trimestral 1T24, marcado por um aumento robusto nas receitas de serviços e na atividade de encomendas, com uma venda de aeronaves (jatos executivos) 60% maior em comparação ao 1T23, elevando a carteira de encomendas (backlog) para fabricação e serviços para US$ 14,9 bilhões, um aumento de US$ 700 milhões (4,9%) com relação à carteira escriturada no 4T23, de US$ 14,2 bi.

Aumento robusto na entrada de pedidos e nas receitas do mercado de reposição (pós-mercado), crescimento da lucratividade – a Bombardier reportou receita no 1T24 de US$ 1,281 bilhões, com uma redução de US$ 172 milhões (11,8%) com relação à receita do 1T23, de US$ 1,453 bi, atribuída pela fabricante ao perfil de entregas.

A empresa registrou 20 entregas de aeronaves no trimestre, dentro do cronograma para a meta (guidance) de entrega para o ano inteiro de 2024 – de 150 a 155 aeronaves -, com a compatibilidade do plano de produção da Bombardier para o cumprimento da meta (guidance) de entrega para o ano inteiro de 2024.

O negócio de Serviços continuou sua tendência ascendente, atingindo receitas de US$ 477 milhões (37,2% da receita total), um aumento de 13% na comparação ano x ano.

O EBITDA (Earnings before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization, ou ganho/lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de US$ 205 milhões, resultando margem de 16%, versus US$ 212 milhões, resultando margem de 14,6% no 1T23, com redução de ganho de 3,3% (US$ 7 milhões) mas com aumento da margem de 140 pontos-base (ou 9,6%).

O EBIT (Earnings before Interest and Taxes, ou ganho/lucro antes de juros e impostos) ajustado foi de US$ 142 milhões, resultando margem de 11,1%, versus US$ 138 mi, resultando margem de 9,5%, com aumento de ganho de 2,9% (US$ 4 milhões) e da margem de 160 pontos-base (ou16,8%).

O uso do fluxo de caixa livre (medida financeira non-GAAP) de US$ 387 milhões reflete o acúmulo esperado de capital de giro em estoques que apoiam o aumento da produção, sendo comparável ao uso de US$ 247 mi, um aumento de US$ 140 mi (56,7%). O uso reportado do fluxo de caixa das atividades operacionais e as adições líquidas ao imobilizado e ativos intangíveis foram de US$ 343 milhões e US$ 44 milhões, respectivamente.

A Bombardier aponta que continuou a fazer progresso na redução da dívida com um resgate de dívida de US$ 100 milhões anunciado em 14 de março e fechado em 15 de abril de 2024, utilizando dinheiro do seu balanço, ajudando a fabricante a permanecer à frente do plano de desalavancagem. No início deste mês, a Bombardier anunciou o fechamento bem-sucedido de uma nova emissão de US$ 750 milhões de principal agregado de notas seniôres com vencimento em 2031, com uma taxa de 7,25% ao ano, e vendidas a 99,75% do valor nominal, cujos rendimentos, juntamente de recursos por outro lado, serão destinados a pagamento de atuais dívidas pendentes.

Com a continuidade do foco na desalavancagem, com o resgate de dívida de US$ 100 milhões anunciado em 14 de março e encerrado em abril, a liquidez disponível (medida financeira non-GAAP) permaneceu forte em US$ 1,417 bilhões. O caixa e equivalentes de caixa somaram US$ 1,181 bi em 31 de março de 2024.

A Bombardier destaca que continua a melhorar proativamente o seu balanço, proporcionando uma base sólida para o crescimento futuro.

As encomendas no trimestre (1T24) permaneceram fortes em todo o portfólio de aeronaves da Bombardier, registrando um aumento de 60% em comparação com o 1T23. Essa demanda sustentada por aeronaves Bombardier levou a uma vigorosa book-to-bill  (com a líquido entre novas aeronaves encomendadas e aeronaves entregues) de 1,6:1. A carteira de pedidos (representando aeronaves/fabricação e serviços) permaneceu saudável e aumentou em US$ 700 milhões (4,9%) sobre o 1T23, para US$ 14,9 bilhões, continuando a fornecer previsibilidade operacional significativa.

“Nossa equipe saiu voando em 2024 com o aumento dos pedidos de aeronaves e das receitas de serviços. O aumento da book-to-bill unitária de 1,6 e da carteira de pedidos de US$ 700 milhões são ainda mais significativos quando você faz um balanço da atividade sólida de clientes tradicionais, frotas e novas oportunidades que se materializam para a Bombardier Defesa”, disse Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier. “O aumento da nossa carteira backlog, o crescimento dos fluxos de receita recorrente e a quitação de dívidas foram todos elementos básicos do sólido desempenho da Bombardier e nosso primeiro trimestre de 2024 apresentou resultados muito positivos em todos três [negócios]. Este nível de execução focada continua a fornecer uma base sólida para a nossa equipe e nosso balanço se manterem firmes”, prosseguiu Marte. O executivo acrescentou: “Também quero elogiar as equipes que trabalham arduamente para manter nosso plano de entrega e perfil no caminho certo em direção à nossa orientação para o ano inteiro. Continuamos a ser flexíveis e proativos, ao mesmo tempo que estamos atentos aos resultados financeiros e aos nossos compromissos. Nesse sentido, alcançar uma margem EBITDA ajustada de 16% no trimestre neste cenário é nada menos que excepcional e demonstra o tremendo esforço coletivo para permanecermos focados em nossos fundamentos e trabalharmos de acordo com nosso plano”. [EL]