Boom Supersonic obtém da FAA Autorização Especial de Vôo para conduzir operação aérea da aeronave-protótipo XB-1 em regime supersônico – além da barreira do som, em 26.04.24


A Boom Supersonic obteve da FAA a primeira instância de uma Special Flight Authorization (AEV – Autorização Especial de Vôo) para conduzir uma operação aérea supersônica, planejando levar sua aeronave-protótipo XB-1 além da barreira do som.

A FAA concedeu autorização para testar vôos à velocidade de MACH 1, operados na área do Complexo R-2508 e parte do Corredor Supersônico de Alta Altitude R-2515.

A FAA informa que concluiu uma revisão completa e uma avaliação ambiental, abrindo caminho para futuros testes de vôo supersônico na esfera do transporte comercial.

Os testes consistirão no XB-1 ultrapassar o limite da velocidade do som com um avião de perseguição T-38 acompanhando, monitorando, gravando e adicionando alguma segurança extra de garantia de vôo. Naturalmente, a autorização também se estende ao avião de perseguição.

O Complexo R-2508 (uma área de testes de mísseis da Marinha do EUA localizada no oeste do deserto do Mojave, na Califórnia, aproximadamente a 150 km ao norte de Los Angeles) é gerenciado pela Estação Aeronaval de Armas China Lake, e também pelo Centro Nacional de Treinamento Fort Irwin e pela Base Aérea Edwards, oferecendo a desenvolvedores bastante espaço para ultrapassar os limites sem afetar ocupação terrestre.

A notícia chega bem rápido após o primeiro vôo (subsônico) padrão do XB-1, que ocorreu perto do sítio aeronáutico “Mojave Air & Space Port”, em Mojave, na Califórnia, no final de março.

Com um primeiro vôo de teste bem-sucedido e uma autorização para ultrapassar a barreira do som, a equipe do programa Boom Supersonic segue motivada para a campanha de testes, com planejamento da expansão sistematicamente do envelope de vôo durante a campanha, analisando quaisquer discrepâncias entre o desempenho esperado e o real. À medida que passem pela lista de verificações e testes, a equipe de engenharia espera realizar cerca de 20 vôos subsônicos antes do primeiro vôo em regime supersônico.

“Após o primeiro vôo bem-sucedido do XB-1, estou ansioso por seu histórico primeiro vôo supersônico”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic. “Agradecemos à FAA por apoiar a inovação e permitir que o XB-1 continue seu importante papel de informar o futuro das viagens supersônicas”, completou Scholl. [EL] – c/ fonte

No Blog:
https://aib-el.com.br/boom-supersonic-voa-pela-primeira-vez-o-demonstrador-supersonico-xb-1-em-27-03-24/