Britten-Norman anuncia utilização de combustível (AvGas) sem chumbo no seu bimotor a pistão Islander BN-2B-26, aprovada pela fabricante de motor Lycoming, em 14.09.24


A fabricante britânica Britten-Norman está dando um passo à frente em sua jornada em direção à aviação sustentável com a introdução da “Modificação de combustível sem chumbo” (Unleaded Fuel Modification) para seu avião bimotor leve Islander BN2B-26 com motorização a pistão Lycoming O-540-E4C5 (de 6 cilindros longitudinais opostos, de 260 HP, carburado, aplicado nos modelos BN-2A e BN-2B). As três especificações de combustível sem chumbo aprovadas pela Lycoming incluídas nesta modificação são ASTM D7547 (UL-91 e UL-94), DEF-STAN 91-090 (UL 91) e HJELMCO (91/96 UL). A aprovação do uso de AvGas sem chumbo pela Lycoming no motor O-540-E4C5, aplicável ao Islander, foi divulgada pela Britten-Norman em setembro.

Além de reduzir seu impacto ambiental, os operadores de aeronaves Islander que utilizarem combustível (AvGAs) sem chumbo podem potencialmente desfrutar de vários benefícios. Isso inclui economia de custos em abastecimento, acesso a uma gama mais ampla de opções de combustível, redução de despesas de manutenção, intervalos de manutenção estendidos e segurança aprimorada por meio do uso de combustível sem chumbo.

A decisão da Administração Federal de Aviação do EUA (FAA) de eliminar gradualmente a AvGAs com chumbo destacou ainda mais a importância da transição para combustíveis sem chumbo.

A certificação desses novos tipos de combustível para o Britten-Norman Islander por meio da introdução da Modificação de combustível sem chumbo abre as portas para mais possibilidades de tipos de combustível novos e ecologicamente corretos no futuro.

Mark Shipp, diretor-técnico e chefe de design da Britten-Norman, comentou: “A Britten-Norman está comprometida em oferecer um futuro sustentável para a aviação por meio de nossa iniciativa Green Futures [Futuros Verdes]. Este desenvolvimento é um marco importante para as centenas de operadores do Islander que poderão reduzir suas emissões por meio da introdução de combustíveis sem chumbo”.

A Britten-Norman vem fabricando o Islander há quase 60 anos e divulga que produziu 1.300 aparelhos do Tipo até o momento. Atualmente, a aeronave atende clientes em mais de 100 países em seis continentes. O Islander é um modelo reconhecido por sua robustez e desempenho em pista curta, e utilizado frequentemente para operação em pistas em áreas remotas e carentes, tipicamente em rotas curtas entre aeródromos menores. O Islander está disponível com motores a pistão de 260 HP e 300 HP ou turboélice de 300 a 400 SHP. [EL]