Britten-Norman e Cranfield Aerospace assinam acordo de fusão com o projeto de aviões Islander a hidrogênio, em 29.04.23
A Britten-Norman e a Cranfield Aerospace Solutions (CAeS), do Reino Unido, assinaram um acordo preliminar para fusão e iniciar um projeto visando oferecer aviões regionais movidos a hidrogênio em 2026. A “nova” empresa pretende obter a certificação para aparelhos novos e convertidos do modelo Britten-Norman Islander (originalmente bimotor a pistão ou turboélice) de nove assentos.
O Islander, que a Britten-Norman produz desde a década de 1960, funciona com dois motores a pistão da Lycoming, ou turboélice da Rolls-Royce. A CAeS planeja substituir esses motores por células de combustível e motores elétricos que funcionam com hidrogênio gasoso.
Com conclusão prevista para meados de 2023 após a devida diligência final, a fusão se denominará HydrogenOne Capital Growth Plc (HydrogenOne) – um consórcio de investidores da CAeS composto pelas HydrogenOne, Safran Corporate Ventures e a empresa de investimentos Fundo de Desenvolvimento Estratégico (SDF), com sede nos Emirados Árabes Unidos, para investir até £ 10 milhões na nova empresa, incluindo até £ 5 milhões da HydrogenOne após a conclusão da fusão. O novo apoio se baseará em uma rodada anterior de financiamento de £ 14,4 milhões, apoiada pelo Conselho Econômico Tawazun, dos Emirados Árabes Unidos, e pela Motus Ventures, com sede na Califórnia. A Cranfield University e a Motus Ventures continuarão a manter ações no novo negócio. Os atuais proprietários-sócios da Britten-Norman, incluindo o principal investidor Alawi Zawawi, também se juntarão ao negócio. O novo investimento ancorará mais financiamento para apoiar o crescimento da entidade resultante da fusão.
Os planos de longo prazo da CAeS prevêem também a conversão de uma aeronave regional de 19 assentos para energia a hidrogênio e a eventual conversão de aviões de 100 assentos. A da CAeS já possui um compromisso da cia. aérea regional alemã Evia Aero para comprar 10 kits de conversão, e o grupo de leasing Monte Aircraft assinou uma carta de intenções para outros 40 kits de conversão.
Ao combinar o desenvolvimento da CAeS de um sistema de propulsão de célula de combustível hidrogênio-elétrico com a tecnologia da atual aeronave Britten-Norman, as empresas divulgam e promovem que criaram “uma rota clara e inequívoca para o mercado”.
“O investimento dará um grande impulso às exportações aeronáuticas do Reino Unido e fornecerá a primeira aeronave sub-regional de fabricante de equipamento original movida a hidrogênio”, disse o CEO da Britten-Norman, William Hynett. “Esta fusão criará muitas novas funções de alta tecnologia e manufatura em todo o novo negócio e uma série de oportunidades para estágios e colocações de pós-graduação no setor aeroespacial sustentável”, completou Hynett.
“Este acordo acelera nosso roteiro para a introdução de novas aeronaves de emissão zero”, disse o executivo-chefe da CAeS, Paul Hutton. “À medida que outros setores descarbonizam rapidamente, é imperativo que a indústria da aviação acelere sua própria transição para aeronaves novas e limpas … Usaremos a experiência combinada da Cranfield Aerospace e da Britten-Norman para produzir um design de aeronave totalmente novo, otimizado em torno do hidrogênio tecnologia de célula de combustível”, falou Hutton.
As duas empresas colaboraram por dois anos no Projeto Fresson, um projeto estabelecido para desenvolver as tecnologias necessárias para habilitar o sistema de propulsão a hidrogênio para o Islander. O projeto conta com o apoio do governo do Reino Unido, por meio do Instituto de Tecnologia Aeroespacial do Reino Unido, e garantiu mais de £ 14 milhões em financiamento privado de investidores globais.
A CAeS recentemente chegou a um acordo com a Evolito para fornecer o motor elétrico e os inversores para sua aeronave no Projeto Fresson. Apoiado pelos grupos de capital investimento de risco B-Flexion e Oxford Science Enterprises, a Evolito surgiu em julho de 2021 como um spinoff (segregação) de uma empresa chamada YASA para aproveitar a propriedade intelectual aeroespacial antes que a Mercedes-Benz adquirisse suas atividades automotivas. A YASA – Yokeless and Segmented Armature – alcançou destaque nos círculos da aviação por meio de seu envolvimento no projeto Spirit of Innovation, da Rolls-Royce. A Reaction Engines, sediada no Reino Unido, está fornecendo sua tecnologia de resfriamento de célula de combustível para o novo trem de força.
A “nova” empresa com a fusão da CAeS operará em sete localidades, incluindo o Aeroporto de Cranfield, em Londres, em Gosport, na Ilha de Wight e em Southampton, no Reino Unido, bem como Miami (EUA) e Malta.
A Britten-Norman se destaca como a única fabricante remanescente de aviões de transporte de passageiros no Reino Unido.
Em outubro de 2020, a Britten-Norman anunciou sua intenção de trabalhar nas versões elétrica e híbrida-elétrica do Islander, de quase 1.300 unidades. Também explorou a possibilidade de desenvolver uma versão autônoma da aeronave utilitária por meio de uma parceria com a Blue Bear Systems Research. [EL] – c/ fonte