Bye Aerospace divulga que já detém carteira de 135 contratos de compra e direitos de opção para o bimotor elétrico eFlyer 800, em 26.01.22


A fabricante de aeronaves elétricas Bye Aerospace divulgou que a carteira de pedidos provisórios para o seu avião bimotor eFlyer 800 cresceu para incluir 135 contratos de compra e direitos de opção.

Segundo o CEO da empresa, George Bye, o objetivo é certificar o eFlyer 800 e iniciar as entregas em 2027, a partir do plano de iniciar vôos com um protótipo na campanha de certificação em 2024.

Em abril de 2021, a Bye confirmou o lançamento do que havia sido chamado de aeronave Envoy, renomeando o avião como eFlyer 800. O prospecto é fornecer uma alternativa elétrica aos turboélices bimotores, como a Família King Air da Textron.

O eFlyer 800 – que a Bye afirma reduzir drasticamente os custos operacionais e nível de ruído e eliminar as emissões de gases de efeito estufa em comparação com os turboélices convencionais (por combustível fóssil) – oferecerá uma cabine de 65 polegadas (165 cm) de largura para aplicações da aviação executiva. Uma variante de transportador de 12 lugares com motores melhorados também está sendo considerada.

A Safran continua sendo uma parceira de apoio, pois a Bye continua a avaliar o “trem de força” elétrico mais eficiente usando os motores elétricos Engineus da fabricante francesa de motores e o sistema de distribuição elétrica e proteção de rede GeneusGrid.

“Após dois anos de testes no laboratório da Safran, validamos todos os principais recursos e demonstramos o desempenho incomparável do nosso Engineus 500”, disse Hervé Blanc, vice-presidente executivo e gerente geral da Safran Electrical & Power. “Este motor elétrico pode fornecer 750 kW de potência máxima de decolagem, o que é perfeito para o eFlyer 800”, falou Blanc. [EL] – c/ fontes