C150 Aerobat de instrução escapa da pista no aeroporto de Jacarepaguá, no RJ, em 06.10.21


Fonte: g1 – 06/10/2021
Um monomotor Cessna C150 teve um incidente no aeroporto de Jacarepaguá, no RJ, nesta quarta dia 06, ao final da tarde (por volta de 17:00LT).

Segundo informações preliminares, um piloto-aluno e piloto-instrutor estariam na aeronave – do modelo Cessna 150. Logo após decolagem, houve um problema (pane) no avião, e o avião regressou para o aeroporto mas acabando escapando da pista.

Atualização: o Cessna A150M Aerobat de prefixo PT-KLG (registro de produção sn A1500575, ano de fabricação 1975), da STS Escola de Aviação Civil (do RJ), “escapou” da pista no Aeroporto Roberto Marinho (SBJR), em Jacarepaguá, parando numa área de arbustos.

Comunicado da escola de pilotos STS informa que instrutor e aluna não precisaram de atendimento hospitalar e estão bem. Os dois tripulantes foram identificados como Caio Mendes, 32 anos, e Pamela Moraes, 36 anos.

Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de pouso antes da pista.

Pela súmula de reporte factual inicial, o avião decolou do aeroporto de Jacarepaguá (SBJR), para regresso, por volta de 19:53Z (16:53LT), para vôo de instrução, com dois tripulantes a bordo. Após decolagem da pista 21, a tripulação reportou necessidade de retorno, e efetuou reversão para pouso na pista 03; a manobra não teve sucesso, o avião ultrapassou a cabeceira da pista 21 e acabou pousando forçado no manguezal próximo da pista. A aeronave teve danos substanciais, mas os dois tripulantes saíram ilesos.

O avião foi retido para a investigação aeronáutica.

Por boletins METAR, o tempo em Jacarepaguá (SBJR) era muito bom, estabilizado, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, poucas nuvens com base a 1.800 pés e céu nublado com Teto a 3.000 pés, temperatura do ar de 23ºC e pressão de 1.013 hPa. O vento era moderado, de 10 KT, de SE.

METAR SBRJ 061700Z 15007KT 9999 SCT015 OVC030 24/21 Q1014=
METAR SBRJ 061800Z 13013KT 9999 FEW018 BKN030 24/21 Q1013=
METAR SBRJ 061900Z 14011KT 9999 FEW018 BKN030 23/20 Q1012=
METAR SBRJ 062000Z 13010KT 9999 FEW018 BKN030 23/20 Q1013=
METAR SBRJ 062100Z 14007KT 9999 FEW020 BKN030 22/19 Q1013=

A uma operação de pouso na pista 03, com vento 130º/10KT, implica uma componente de vento de cauda de 6 KT.

O Aeroporto de Jacarepaguá/Roberto Marinho (SBJR), ao nível do mar (10’), tem pista 03/21 (026º/206º – 003º/183º) de 30 x 900 m., asfaltada, com resistência de pavimento PCN 10. A pista tem indicadores de rampa de aproximação PAPI nas duas cabeceiras (para MEHT de 27 pés na pista 03 e de 26 pés na pista 21), mas o PAPI da pista 21 estando fora de serviço. O aeroporto funciona no horário de 08:00-01:00Z (05:00-22:00LT), com operações fora do horário do funcionamento sendo apenas para serviços aeromédicos, segurança patrimonial e cobertura jornalística. A Torre tem expediente de 09:30-21:15 (06:30-18:15LT); operações fora do horário de funcionamento do órgão ATS devem ser previamente requeridas.

O aeródromo opera apenas vôo VFR. Operações de chegada para pista 03 e partida da pista 21 requerem gradiente mínimo de 4%. A operação no aeródromo tem carta VAC (de 05/12/2019), com informação de modificação pelo AIP Sup. nº 93 (de 12/08/21). O circuito de tráfego de aeródromo é pelo setor leste, com atitude mínima de tráfego em perna do vento de 1.300 pés (para aviões CAT A e B) e de 1.400 pés (avião CAT. C), com perna-base com curva à direita para pista 03 e perna-base com curva à esquerda para pista 21; na operação de pouso nas duas pistas (03 e 21) a perna-base devendo ser efetuada no mínimo a 1.300’ de altitude (no pouso da pista 03, o cruzamento de REH devendo ser feito acima de 750 pés).

Para decolagem da pista 21, a operação consiste em voar direto para a Posição “Senna” (a 5,8 MN no RM 206º do ARP, após faixa da praia).