C152 de instrução sai do controle em pouso de emergência e escapa de pista em AD privado em João Pessoa/PB, em 17.01.22
No dia 29 (dez./21), o monomotor Cessna C152 de prefixo PR-FTE (registro de produção sn 15281888, ano de fabricação 1979), decolou do Aeródromo Coroa do Avião (SIFC), em Igarassu, região metropolitana de Recife/PE, com destino do Aeródromo (privado) “Clube Estância Ouro Verde” (SNWE), em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa/PB, às 18:00Z (15:00LT), em um vôo de instrução, com um instrutor e um piloto-aluno.
Às 18:50Z (15:50LT), após o terceiro toque e arremetida no “Estância Ouro Verde” (SNWE), os tripulantes observaram uma fagulha no cockpit, quando a aeronave cruzava aproximadamente 600 pés de altura. A aeronave foi manobrada a fim de efetuar pouso na cabeceira contrária. Durante o pouso o controle da aeronave foi perdido, ocasionando uma saída de pista pela lateral direita. O avião teve danos leves.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como Incidente Grave, do tipo “Perda de Controle no Solo” (LoC-G) e “Excursão de Pista” (RE). No tocante da investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.
O avião pertence e é operado pelo Aeroclube de Pernambuco/Escola de Formação de Aeronautas, sendo registrado na categoria de Instrução Privada (PRI). O último registro de compra/transferência é de outubro de 2019. O avião é aprovado para dois ocupantes, MTOW de 757 kg, para operação VFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto de 2022. RAB já consta a suspensão do CA, por “avaria por acidente ou incidente”.
Em elevação de 249 pés, o Aeródromo (privado) “Clube Estância Ouro Verde” (SNWE) dista 48 MN ao norte do Aeródromo Coroa do Avião (SIFC), e localizando-se 6,5 MN a N-NE do aeroporto “Castro Pinto” (SBJP), em elevação de 217 pés. O “Clube Estância Ouro Verde” (SNWE) tem aprovação para operação VFR diurna com pista (16/34) de 18 x 953 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com peso de até 5.700 kg. A operação no aeródromo tem regra de circuito de tráfego somente pelo setor nordeste, sendo necessário contato com a Torre João Pessoa, que presta serviço de Controle de Tráfego na CTR Pessoa (raio de 15 MN de SBJP/NDB JPS, Espaço Classe D do solo até FL035), inserida na TMA Recife.
Conforme boletins METAR para o “Castro Pinto” (SBJP), ao momento da operação do C152 o tempo era bom, com vento leste (passando de 110˚ para 100˚) moderado (passando de 12 para 13 KT), visibilidade de 10 km ou superior, céu com nuvens com base a 4.000 pés (de esparso para poucas nuvens), com temperatura na casa de 30˚C e QNH de 1.011 hPa.
METAR SBJP 291700Z 10012KT 060V120 9999 SCT040 30/22 Q1011=
METAR SBJP 291800Z 11012KT 9999 SCT040 30/22 Q1011=
METAR SBJP 291900Z 10013KT 9999 FEW040 29/22 Q1011=
METAR SBJP 292000Z 10012KT 9999 FEW040 28/22 Q1011=