C152 de instrução quebra triquilha em pouso em Jundiaí/SP, em 24.09.21


No sábado dia 18 (de setembro), o monomotor Cessna C152 de prefixo PR-EJV (registro de produção sn 15284143, ano de fabricação 1980), de instrução, decolou do Aeródromo Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD), em Jundiaí/SP, por volta de 13:20Z (10:20LT), para um vôo-solo com um piloto-aluno a bordo.

Durante o pouso em regresso, às 14:20Z (11:20LT), o trem de pouso auxiliar (a triquilha) quebrou. A aeronave teve danos substanciais, mas o tripulante saiu ileso.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como “acidente” envolvendo trem de pouso. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para a operadora.

O Aeroporto de Jundiaí/Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD), está em altitude de 2.470 pés, com pista (18/36) asfaltada de 30 x 1.400 m., para operações VFR e IFR, diurna e noturna. O aeroporto funciona com serviço ATC (com Torre) no expediente diariamente de 10:15-21:45Z (07:15-18:45LT), com balizamento fora desse horário devendo ser previamente solicitado com a operadora aeroportuária (a VOA-SP).

No dia 18, entre o horário de decolagem 13:20LT/10:20Z e do pouso 14:20Z/11:20LT, o tempo era muito bom, mantendo condição “CAVOK” (de visibilidade ilimitada, de 10 km ou superior, sem nuvens de significado operacional até, e abaixo de 5.000 pés ou a MSA), com temperatura passando de 26º para 28ºC, e QNH (de alta pressão atmosférica) passando de 1.019 para 1.018 hPa. A condição de vento de direção variável voltou a ser reportada – ao momento do pouso a direção era maior que 180º, com a velocidade de 7 KT – após reportes de vento do setor norte fraco e fraco-moderado.

METAR SBJD 181200Z 10004KT 080V140 9000 NSC 23/16 Q1019=
METAR SBJD 181300Z 04004KT CAVOK 26/16 Q1019=
METAR SBJD 181400Z 36008KT CAVOK 28/15 Q1018=
SPECI SBJD 181406Z VRB07KT CAVOK 28/15 Q1018=
METAR SBJD 181500Z 32008KT 250V360 CAVOK 30/14 Q1017=

O avião é aprovado para dois ocupantes, MTOW de 757 kg, e operação VFR diurna/noturna. É operado (em arrendamento operacional) pela EJ Escola de Aviação Civil, que tem base em Jundiaí, registrado na categoria do transporte de instrução privada, o avião tem último registro de compra/transferência em março de 2012. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em março de 2020, enquanto o Certificado Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até janeiro de 2022. O RAB já consta a suspensão do CA “por avaria em acidente/incidente”.