C182 “pilona” em pouso em pista de garimpo na região do Tapajós (Jacareacanga/PA) e piloto morre, em 22.06.22


Fonte: g1 – 16/06/2022
Morreu nesta quarta (15) o piloto Eduardo Antunes Filho, o “Eduardinho”, de 66 anos, santareno, após o avião Cessna C182 Skyline que pilotava capotar (“pilonar”) durante aterrissagem numa pista nova na região do “Garimpo 180”, próximo de Jacareacanga, sudoeste do Pará.

Um amigo de Eduardo, também piloto, estranhando a sua demora, resolveu fazer um sobrevôo na área do Garimpo 180, e avistou o Cessna capotado no meio da pista.

Informações preliminares dão conta de que C182 pilotado por Eduardo levava carga para o garimpo. Na capotagem, a carga deslocou-se e esmagou o piloto na cabine, que foi encontrado já sem vida.

Atualização: o avião é C182P de matrícula PT-JUM (registro de produção sn 18263242, fabricação 1974), propriedade e operado por Pessoa Física, registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em agosto de 2009. O avião é aprovado para até três passageiros e MTOW de 1.338 kg, para operação VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até janeiro de 2023.

Atualização: o acidente está listado no painel SIPAER, sem tipo/causa determinada, tendo sido registrado no horário de 15:30Z (12:30LT), na localidade de Itaituba (PA).

Conforme súmula factual inicial, o avião (PT-JUM) decolou de uma pista desconhecida, em horário desconhecido, com destino de uma pista não-cadastrada do Garimpo “Estrela do Norte”, em Itaituba, para um vôo de transporte de mantimentos, somente com um piloto. Durante a corrida após o pouso, o avião “pilonou”. O avião teve danos substanciais, o piloto sofreu lesão fatal.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi retido para exame. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão em andamento.