C182 pousa forçado em mata em Itaituba/PA, na aproximação final de AD privado, em 14.10.21

Fonte: g1 – 13/10/2021
Um avião monomotor pousou forçado nesta quarta (13) em ponto de área de mata na área de Crepurizão, em Itaituba, região sudoeste do Pará.
De acordo com testemunhas, a aeronave pousou a 300 m. da pista na região. Uma pane teria obrigado o piloto a descer em vôo planado e pousar forçado sobre a copa de algumas árvores. Os vegetais amorteceram a queda e o avião projetou-se de ‘bico’ contra o solo.
O piloto recebeu socorro médico e passa bem.
Atualização [24horas News – 13/10/2021]: o avião envolvido é o Cessna 182F Skylane de prefixo PP-BOZ (registro de produção sn 18254626, ano de fabricação 1963).
O acidente aéreo ocorreu por volta das 17:00h desta quarta dia 13, na comunidade de Crepurizão no bairro Morro do Macaco.
De acordo com primeiras informações, apenas o piloto (de 23 anos) estava no avião, procedendo da “pista do PV” com destino da comunidade do Crepurizão, e faltando pouco menos de 300 m. para chegar o avião teve uma pane; segundo o piloto, ele, de imediato, conseguiu planar e pousar por cima de três pés butiris, antes do avião descer contra o terreno. O piloto deixou a aeronave por uma escada colocada por moradores, com o avião ainda no topo das árvores, antes do aparelho despencar para o terreno.
De acordo com dados do RAB, o avião está registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em outubro de 2019. O avião é aprovado para operação VFR diurna, e capacidade de três passageiros (e mais um piloto), com MTOW de 1.273 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está válido até novembro. NO RAB, a “Situação de Aeronavegabilidade” é de “Aeronave Interditada”.
No município de Itaituba, existem cadastrados 26 aeródromos privados:
O aeródromo “Crepurizão” (SBOJ), em elevação de 623 pés, tem pista (09/27) de cascalho (gravel) de 18 x 750 m., com resistência de piso para aeronaves com peso de até 5.000 kg.
Atualização: a ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de falha de motor em vôo.
Segundo súmula factual inicial, o avião decolou da pista do Garimpo Nova Vida, em Itaituba/PA, com destino a pista “Crepurizão” (SBOJ), também em Itaituba, por volta de 17:35Z (14:35LT), em vôo de transporte de mantimentos, com apenas o piloto a bordo. Às 18:00Z (cerca de 25 minutos de vôo), na aproximação, a cerca de 1.000 pés, ouve falha de motor, o avião perdeu altura e colidiu contra uma árvore a aproximadamente a 200 m. da cabeceira da pista de destino. O avião teve danos substanciais, o piloto sofreu lesões leves.
O avião foi retido pela investigação aeronáutica do acidente.