C182 se acidenta no “Carlos Prates”, em BH, colidindo com imóveis, matando piloto e ferindo gravemente passageira, em 18.03.23


Neste sábado dia 11, à tarde, o monomotor Cessna C182RG Skylane de matrícula PT-FLK (registro de produção sn R18201417, fabricação 1979), do transporte privado, com dois ocupantes, acidentou-se no Aeroporto Carlos Prates (SBPR), em Belo Horizonte, colidindo com dois imóveis (casas) residenciais junto do aeroporto.

O CENIPA listou a ocorrência no Painel SIPAER como acidente de “Pouso Longo”.

Conforme a súmula factual inicial, o avião decolou do aeródromo privado Sílvio Gonçalves de Mello (SWWT), em Morada Nova de Minas, em MG, com destino do Aeroporto Carlos Prates (SBPR), em Belo Horizonte, em vôo do transporte privado, com dois ocupantes (piloto e passageiro). No pouso, às 17:35Z (14:35LT), o avião excursionou a pista pela cabeceira oposta. O avião teve danos substanciais, com o piloto sofrendo lesão fatal e o passageiro sofrendo ferimento grave. Houve a danos a terceiros.

Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão em andamento, o avião foi retido do operador para análise na investigação aeronáutica.

Vídeo de câmeras do serviço “Clima ao vivo” registrou o pouso do C182. Conforme vídeo, o avião tentou pousar duas vezes, e na segunda tentativa avião ou “varou” a pista ou não teve sustentação ao cruzar a cabeceira para arremetida, após pouso “longo”.

Uma primeira aproximação, aparentemente em alta velocidade e numa rampa alta, e tentativa de pouso, para pista 27, foi às 14:32LT (17:32Z). A segunda aproximação, e tentativa de pouso, foi cerca de 01m30s depois, em operação na pista 09, aparentemente após uma reversão para troca de cabeceira.

O vídeo mostra, em um primeiro registro, um aparentemente rastro de fumaça (escurecida) deixado pelo avião na primeira aproximação, aparentemente para pista 27, em alta velocidade e numa trajetória alta e resultando um pouso “longo”, com o avião tocando por vezes na pista até a arremetida; segundo registro mostra aproximação, aparentemente para pista 09, novamente numa trajetória alta e resultando um pouso “longo”, com o avião aparentemente com trem de pouso recolhido, tocando por vezes na pista.

As imagens e o endereço dos imóveis atingidos revelam que o avião acidentou-se junto da cabeceira 27 (com o avião restando a cerca de 100 m. da cabeceira 27 e 80 m. do piso pavimentado, ligeiramente à direita do eixo da pista 09, cerca de 21 m. abaixo da cota do piso do aeródromo), após aproximação para pista 09.

No horário do pouso, e do acidente, o METAR vigente informou vento de 090° (mag. 113°) de 06 KT (implicando uma componente de vento longitudinal de 5,5 KT, de proa para operação na pista 09 e de cauda para operação na pista 27), visibilidade 10 km ou superior, céu esparso com base a 2.500 pés (cerca de 1.245 pés acima da altitude de circuito de tráfego) e céu nublado com base a 10.000 pés, temperatura de 30°C e QNH de 1.016 hPa.

METAR SBPR 111700Z 09006KT 9999 SCT025 BKN100 30/18 Q1017=
METAR SBPR 111800Z 08008KT 9999 SCT030 29/18 Q1016=

A condição de vento reportada no METAR de 18Z (vento de 080°/mag. 103° de 08 KT) implicaria uma componente de vento longitudinal de 7,8 KT, de proa para operação na pista 09 e de cauda para operação na pista 27).

O Cessna C182RG Skylane de matrícula PT-FLK (registro de produção sn R18201417, fabricação 1979) era propriedade do piloto (um médido-oftamologista), que também detinha a operação do avião, sendo registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em novembro de 2016. O avião era aprovado para até três passageiros e MTOW de 1.406 kg, para operação IFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2016, o Certificado de Verificação Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até junho.

O aeroporto Carlos Prates” (SBPR), à 3.045 pés, dista 4,1 MN a sudoeste do Aeroporto da Pampulha/Carlos Drummond de Andrade (SBBH), à 2.589 pés. Em elevação de 3.045 pés (ARP 19°54’33”S/043°59’21”W), o Carlos Prates” (SBPR) opera vôos VFR diurno com serviço de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS) – Rádio Carlos Prates -, com pista 09/27 de 18 x 868 m., de asfalto (com resistência PCN 10), a cabeceira 09 na elevação de 3.041 pés enquanto a cabeceira 27 na elevação de 3.022 pés (um desnível de 19 pés/5,8 m.).


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