Cessna C182K tem falha de motor em regresso de missão de lançamento PQD e pousa forçado, ‘pilonando’, junto da pista de AD em Igarassu/PE, em 11.12.22


No dia 29 de outubro, o monomotor Cessna C182K de matrícula PT-DAB (registro de produção sn 18258141, fabricação 1967) decolou do Aeródromo privado “Coroa do Avião” (SIFC), em Igarassu (PE), por volta das 15:30Z (12:30LT), para lançamento de paraquedistas, com quatro ocupantes, sendo três passageiros e um piloto.

Após o lançamento, a aeronave iniciou a descida, quando houve variação dos parâmetros relativos ao funcionamento do motor. O piloto iniciou tráfego de emergência a 2.000 pés, sem obter sucesso. O pouso ocorreu a cerca de 60 m. à direita da cabeceira 02 do aeródromo (SIFC), com o avião acabando por ‘pilonar’ após percorrer aproximadamente 15 m. no solo.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, como acidente de falha de motor em vôo, registrado às 16:00Z (13:00LT). Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão em andamento, o avião tendo sido liberado para o operador.

O avião é operado, por meio de comodato, pela Jump Master, sendo registrado na categoria do transporte de Serviço Aéreo Especializado (SAE)/Paraquedismo e Vôo Panorâmico, com último registro de compra/transferência em outubro de 2017. O avião é aprovado para até três passageiros, 04 paraquedistas, e MTOW de 1.270 kg, para operação VFR diurna. A data de emissão do Certificado de Aeronavegabilidade (CA) é de junho de 2021, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até janeiro de 2023.

O aeródromo privado (convertido para Aeródromo Civil Público) “Coroa do Avião” (SIFC), em Igarassu (PE), dista 17 MN ao norte do “Guararapes” (SBRF). Em elevação de 33 pés, o aeródromo tem pista (18/36) de 30 x 1.145 m., de asfalto (com resistência de pavimento PCN 22 e resistência de subleito alta), com aprovação para operação VFR diurna/noturna.

Boletins METAR do “Guararapes” (SBRF), em el. de 33 pés, mostram que o tempo eram bom (em condição VMC), com visibilidade de 10 km ou superior e céu nublado com Teto de 2.300 pés; o vento era sudeste de 10 KT, com direção predominante de 140º e incidência com variação de 90º, com direções extremas de 090º e de 180º (média de 135º), com temperatura do ar de 29ºC e pressão atmosférica de 1.012 hPa.

METAR SBRF 291500Z 13010KT 090V170 9999 SCT023 29/22 Q1013=
METAR SBRF 291600Z 14010KT 090V180 9999 BKN023 29/22 Q1012=
METAR SBRF 291700Z 14011KT 9999 SCT023 29/21 Q1011=