C182P é furtado de aeródromo privado em Itaituba, no PA, mas acaba sofrendo acidente na decolagem de fuga, em 19.04.22


Fonte: g1 – 19/04/2022
A Polícia Civil informou, nesta segunda (18), que está investigando o caso de um avião monomotor Cessna acidentado em Itaituba, no sudoeste do PA (a 485 MN a sudoeste de Belém, e 250 MN a sudeste de Manaus/AM), após tentativa de furto do aparelho. Segundo a Polícia Civil, o caso foi no domingo (17).

Pelas primeiras informações, três homens armados renderam vigilante em um aeródromo particular localizado na zona rural de Itaituba. Na fuga aérea, o avião acabou acidentando-se na decolagem, restando capotado em um terreno de mato. Em seguida, o grupo fugiu por área de mata, restando foragido. A aeronave, pertencente a um empresário, teve danos extensos.
Segundo a Polícia Civil, não há notícias de feridos. A corporação informou ainda que diligências estão sendo realizadas para levantar informações sobre o caso e localizar os envolvidos.

O avião é o monomotor Cessna C182P de matrícula PT-KHR (registro de produção sn 18263130, ano de fabricação 1974), propriedade e operado por mesma Pessoa Física, estando registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBCA 91), com último registro de compra/transferência em novembro de 2019. O avião está aprovado para capacidade de três passageiros (e mais um piloto) e MTOW de 1.338 kg, para operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2020 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está com validade até próximo julho (2022).

Conforme cadastro aeroportuário, são 32 aeródromos inscritos do município de Itaituba.

Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente do tipo “não determinado”, registrado no horário de 11:30Z (08:30LT) do dia 17/04.

Segundo súmula factual inicial, o avião decolou do Aeródromo (privado) “José Carlos Peralta” (SNEJ), em Itaituba, com destino e horário desconhecidos, para um vôo de natureza desconhecida, com quantidade de ocupantes desconhecida. Após a decolagem, a aeronave perdeu altura e colidiu contra o solo. O avião sofreu danos substanciais.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.

O Aeródromo (privado) “José Carlos Peralta” (SNEJ), em Itaituba, dista 7,2 MN a SW do aeroporto público de Itaituba (SBIT), a 2,3 a NW do centro urbano. Mais próximo do aeródromo, está o aeródromo privado “Rosa de Maio” (SIYR), a cerca de 1,5 MN a W-NW, e ainda o aeródromo privado “Caima” (SIRJ), a cerca de 8 MN a W-NW.

O Aeródromo (privado) “José Carlos Peralta” (SNEJ), em Itaituba, em elevação de 121 pés, tem pista (11/29) de 18 x 799 m., de terra, com piso com resistência para aeronaves de até 5.000 kg, para operação VFR diurna. As regras de tráfego para operação no aeródromo requerem circuito de tráfego somente pelo setor sul, utilização de Frequência Livre para Coordenação de aeronaves (FCA – 123,45 MHz), contato compulsório com a Rádio “Itaituba” (de SBIT) previamente à decolagem e apresentação de Plano de vôo.

Em altitude de 102 pés, aeródromo privado “Rosa de Maio” (SIYR), a cerca de 1,5 MN a W-NW, com pista (06/24) de 18 x 960 m., de pavimento de concreto, para aeronaves com até 5.700 kg, tem a regra de circuito de tráfego pelo setor NW, sendo requerido também utilização de Frequência Livre para Coordenação de aeronaves (FCA – 123,45 MHz), contato compulsório com a Rádio “Itaituba” (de SBIT) previamente à decolagem e apresentação de Plano de vôo.