C182P se acidenta no PA, em região de garimpo entre Itaituba e Jacareacanga, em 11.09.21


Nesta sexta dia 10, pelo fim da manhã e início da tarde, o monomotor Cessna 182P Skylane de prefixo PT-JIH (registro de produção sn 18262688, ano de fabricação 1974), do transporte privado, acidentou-se entre Itaituba e Jacareacanga (localidades às margens do rio Tapajós, separadas de 160 MN, com Itaituba distando 480 MN e 625 MN de Belém/SBBE, respectivamente), no sudoeste do Pará.

As primeiras informações são de colisão com terreno na região do garimpo Penedo (a 320 km de Itaituba). Único ocupante, o piloto da aeronave, Danilo Alves, de 37 anos, morreu na explosão da aeronave, que estaria transportando carga de combustível para suprimento de garimpo.

A queda do avião foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Antes da colisão, o piloto conseguiu avisar órgão de Controle Aéreo – o ACC Amazônico.

O proprietário e operador do avião foi comunicado do acidente e com a ajuda de outras duas aeronaves conseguiu localizar o monomotor. O corpo do piloto foi levado para Itaituba.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado e divulgou que já investiga a ocorrência.

O avião é registrado na categoria do transporte privado, sendo propriedade e operado por Pessoa Física, com último registro de compra/transferência em agosto de 2020. Era aprovado para capacidade de três passageiros (e mais um piloto), MTOW de 1.338 kg, e operação VFR diurno. Estava em situação regular perante ANAC – o Certificado de Aeronavegabilidade (CA), em vigor, foi emitido em setembro de 2020, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até fevereiro de 2022.

Atualização: o CENIPA listou o acidente no painel SIPAER, registrado no horário de 13:43Z (10:43LT).

Na súmula, o avião decolou da pista não-registrada do garimpo “Carolina”, em Itaituba, no PA, com destino pista não-registrada do garimpo “Mutum”, em Itaituba, por volta das 10:40LT, a fim de realizar transporte de carga, com 01 piloto a bordo. Aproximadamente 3 minutos após a decolagem, o avião caiu em ponto de floresta e incendiou-se. O avião foi destruído pelo fogo.O tripulante sofreu lesões fatais.