C210 sofre incidente grave, de “Perda de Controle em Solo” (LoC-G) e “Excursão de pista” (RE), em pouso alternado de rota em Araçatuba/SP, por meteorologia adversa, em viagem Cuiabá/MT-Sorocaba/SP, em 10.01.22
No dia 29 de dezembro, o Cessna C210/T210N de prefixo PT-LYD (registro de produção sn 21064228, ano de fabricação 1981), do transporte privado (TPP/RBAC-91), decolou do aeródromo de Bom Futuro (SIAQ), em Cuiabá/MT, com destino do aeródromo de Sorocaba (SDCO), em SP, a fim de realizar um vôo pessoal, com dois ocupantes, sendo um piloto e um passageiro.
Devido à meteorologia desfavorável, o pouso foi alternado para o aeródromo de Araçatuba (SBAU), em SP, e durante a corrida de pouso, às 21:35Z (18:35LT), o avião saiu pela lateral direita da pista. O avião teve danos leves e os dois ocupantes não tiveram ferimentos.
A viagem do aeródromo de Bom Futuro (SIAQ), em Cuiabá/ MT, com destino do Aeródromo de Sorocaba (SDCO), em SP, trata-se de uma distância de 683 MN (em rota direta), voando SE (RM 154º), quase na totalidade em espaço da FIR Brasília (e na FIR Curitiba quase no ingresso na TMA-SP).
Em rota direta, Araçatuba (SBAU) dista 468 MN de Cuiabá (SIAQ) e 215 MN de Sorocaba.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como evento classificado como incidente grave, do tipo “Perda de Controle em Solo” (LoC-G) e “Excursão de pista” (RE). No tocante da investigação aeronáutica, o aparelho já está liberado para o operador.