C210L pousa forçado no rio Teles Pires, na divisa MT-PA, em 24.12.21


Um avião monomotor Cessna fez um pouso forçado nessa segunda (20) no rio Teles Pires, no município de Paranaíta, no extremo norte de Mato Grosso (a 357 MN ao norte de Cuiabá), na divisa com o Pará, e a 25 MN a NW de Alta Floresta. Ao norte de Paranaíta (25 MN), o rio Teles Pires (correndo de NW-SE) está na divisa do MT e PA; região das cachoeiras Oscar Miranda e Sete Quedas está a NW de Paranaíta, cerca de 25 MN.

Quatro passageiros e um piloto foram resgatados da água por mineradores que estavam às margens do rio. Eles foram levados para atendimento médico na região. Todos passam bem. Apenas danos materiais foram registrados.

Testemunhas contaram que a aeronave fazia manobras momentos antes da amerissagem.

A empresa de taxi aéreo responsável pela aeronave, Jato Aerotaxi, divulgou, em nota, que o incidente foi informado às autoridades competentes e que não houve feridos.

Atualização: o CENIPA confirmou a queda do avião de matrícula PT-KSG e declarou que investigadores do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-I), sediado em Belém (PA), foram acionados para realizar a “Ação Inicial” da ocorrência.

O avião é o Cessna 210L Centurion de prefixo PT-KSG (registro de produção sn 21060962, ano de fabricação 1975), da Jato Aerotaxi.

Janio Lopes Toledo, que foi identificado como o piloto do avião no vôo, é o Gestor/Diretor de Operação e Piloto-chefe da Jato Aerotaxi.

A Jato Aerotaxi é proprietária e operadora do avião, que está registrado na categoria do transporte público não-regular (por demanda), de táxi-aéreo (TPX/RBAC-135), com último registro de compra/transferência em agosto de 1996. O avião é aprovado para capacidade de até cinco passageiros (e mais um piloto), com MTOW de 1.724 kg, para operação VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2020 enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março de 2022.

No cadastro aeroportuário brasileiro não existem aeródromos no município de Paranaíta inscritos no cadastro aeroportuário.

A Jato Aerotaxi tem base no Aeroporto de Alta Floresta (SBAT). A empresa opera somente o modelo Cessna C210L.

Atualização: o acidente foi listado no painel SIPAER, do CENIPA, com status de “causa indeterminada (UNK)”, registrado no horário de 17:10Z (14:10LT).

Segundo súmula factual inicial, o avião Cessna 210L Centurion de prefixo PT-KSG decolou do Aeródromo de Jacareacanga (SBEK), no PA, com destino ao Aeródromo “Pousada Amazônia Fishing Lodge” (SWSI), no município de Jacaraeacanga, às 16:00Z (13:00LT), em um vôo de transporte de pessoal, com um piloto e dois passageiros a bordo (três ocupantes). Na “final” para pouso na pista de destino, por volta das 17:10Z, a aeronave caiu no rio São Manoel, próximo da cabeceira da pista, e submergiu.

O Aeródromo de Jacareacanga (SBEK), no PA, dista 240 MN a NW do Aeroporto de Alta Floresta (SBAT).

A Pousada Amazônia Fishing Lodge localiza-se às margens do rio Teles Pires, que faz a divisa PA-MT. O Aeródromo “Pousada Amazônia Fishing Lodge” (SWSI) dista 180 MN ao SE-S de Jacareacanga (SBEK) e 71 MN a NW de Alta Floresta (SBAT). O aeródromo tem pista (14/32) de 18 x 800 m., de terra, com resistência de piso para aeronaves com peso até 5.700 kg, em elevação de 509 pés, localizado na área de jurisdição do CINDACTA-IV (FIR-Amazônica – SBAZ).

Os três ocupantes escaparam ilesos.