C210N TPX com POB 6 recolhe triquilha em pouso em Jacareacanga, no PA, em 10.09.21


No dia 02, o monomotor Cessna C210N de prefixo PR-BAP (registro de produção sn 210-63594, ano de fabricação 1979), da Piquiatuba Taxi-aéreo, com seis ocupantes (sendo cinco passageiros e um piloto), decolou do Aeródromo “Piquiatuba” (SNCJ), em Santarém/PA, por volta das 11:30Z (08:30LT), com destino do Aeródromo de Jacareacanga (SBEK), no PA, a cerca de 290 MN a sudoeste (RM 237º).
Durante a corrida de pouso pista 26 do destino, às 13:30Z, o trem de pouso do ‘nariz’ recolheu, resultando danos nas pontas das pás da hélice e nas carenagens do trem de pouso dianteiro. Os seis ocupantes saíram ilesos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave, de falha de trem de pouso. No tocante à investigação, o avião já está liberado para o operador.

Em elevação de 295 pés, o Aeródromo de Jacareacanga (SBEK) tem pista (08/26) de 30 x 1.600 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com peso até 5.700 kg. NOTAM N0347, de 05/12/2019, informa “desagregação asfáltica” da pista. O aeroporto está “fechado” para operação de pouso de aeronaves turbojato.

O aeroporto tem homologação para operação diurna, VFR e IFR. Existem procedimentos de saída e de aproximação por navegação convencional (por NDB e VOR) para as duas cabeceiras. Mas NOTAM N0299, de 05/12/2019, informa que o VOR “não está utilizável”.

O aeroporto opera com serviços AFIS no expediente de 11:15-14:45Z (08:35-11:45LT) e 16:15-19:45Z (13:15-16:45LT), exceto feriados, podendo os horários serem antecipados ou prorrogados mediante solicitação.

Boletins METAR mostram que o aeroporto tinha excelente condição de tempo, com reporte CAVOK”, com vento fraco, temperatura por elevação de 29ºC para 32ºC e pressão atmosférica de 1.014 hPa.

METAR SBEK 021200Z 00000KT CAVOK 29/23 Q1014=
METAR SBEK 021300Z 23003KT CAVOK 29/23 Q1014=
METAR SBEK 021400Z 10004KT CAVOK 32/24 Q1014=
SPECI SBEK 021445Z 14004KT CAVOK 33/23 Q1014=

O aeródromo “Piquiatuba” (SNCJ), em altitude de 407 pés, tem pista (11/29) de 25 x 866 m., de piçarra, com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg.

O avião, do transporte aéreo público não-regular, tem último registro de compra/transferência em maio de 2018. Está aprovado para capacidade de cinco passageiros (e mais um piloto), MTOW de 1.724 kg, e operação VFR noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho de 2018, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até julho de 2022.