CAE anunciou implementação os princípios CBTA – Competency-Based Training and Assessment (Avaliação e Treinamento baseado em competências) em seus programas de treinamento recorrente para aviação executiva, visam aprimorar a aptidão e a segurança dos pilotos em todo o mundo, em 28.11.25
Em nota no dia 20, o centro de instrução de aviação canadense CAE anunciou a implementação dos princípios de CBTA – Competency-Based Training and Assessment (Avaliação e Treinamento baseado em competências) para a instrução na aviação executiva, em seus programas de treinamento recorrente, marcando um avanço significativo na formação e segurança de pilotos. Reconhecida pelas principais autoridades reguladoras da aviação mundial – incluindo a FAA, a EASA, a CAA do Reino Unido e a Transport Canada -, o CBTA introduz uma estrutura de treinamento avançada e baseada em dados, projetada para atender às demandas em constante evolução da aviação moderna.
A CAE conceitua que o CBTA representa uma evolução estrutural no treinamento de aviação, enfatizando competências demonstradas em situações reais e a tomada de decisões práticas, além do conhecimento teórico. O CBTA está sendo adotado globalmente porque prepara melhor os pilotos para ambientes operacionais imprevisíveis e complexos, sendo cada vez mais incentivado ou exigido pelas autoridades reguladoras.
Essa abordagem transformadora aprimora a segurança por meio do desenvolvimento de competências, experiências de treinamento mais envolventes e feedback (respostas) e insights (percepções – evidências) de desempenho mais claros, garantindo que os pilotos estejam otimamente preparados para as complexidades das operações no mundo real, principalmente ao pilotar aeronaves de última geração em ambientes cada vez mais dinâmicos.
A CAE começará a oferecer o Programa de Treinamento Recorrente CBTA-Principles em janeiro de 2026, iniciando com a Fase A do currículo de treinamento recorrente da EASA.
O CBTA será oferecido como um componente opcional dentro do programa de treinamento recorrente da EASA, permitindo que os clientes escolham entre o formato CBTA ou o treinamento tradicional.
“A adoção do CBTA-Principles é uma prova do compromisso contínuo da CAE com a segurança, a inovação e a excelência na aviação executiva”, disse Alexandre Prévost, presidente da divisão de aviação civil da CAE. “Nossas soluções avançadas de treinamento são projetadas para ajudar pilotos e operadores a prosperarem em um cenário da aviação em constante mudança”, completou Prévost.
A estrutura de CBTA aprimora o treinamento de pilotos ao incorporar procedimentos padronizados com treinamento modular baseado em cenários, tudo ministrado por meio do modelo CORe (Continuously Optimized Recurrent – Continuamente Otimizado Recorrente) da CAE.
O desenvolvimento de instrutores começou há um ano, incorporando os princípios do CBTA aos padrões de instrução da CAE por meio de treinamento estruturado e mentoria. Essa abordagem orientada por dados permite a melhoria contínua, vinculando insights operacionais diretamente aos resultados do treinamento para gerar resultados mensuráveis.
O que esperar do treinamento recorrente CBTA-Principles
A partir de janeiro de 2026, os clientes da CAE inscritos no Programa de Treinamento Recorrente da EASA Fase A vivenciarão um ambiente de treinamento modernizado, com instrutores avaliando e desenvolvendo as habilidades de pilotagem utilizando a metodologia CBTA. Os principais elementos incluem:
– treinamento baseado em dados por meio de tópicos CORe modulares;
– avaliações de competências e comportamentos observáveis;
– debriefings facilitados que promovem a reflexão e o aprendizado; e,
– técnicas CBTA práticas e fundamentais para aprimorar o desempenho dos pilotos.
Principais benefícios do CBTA para os clientes:
– aumento da segurança ao focar em habilidades técnicas e não-técnicas (como tomada de decisão, trabalho em equipe e consciência situacional);
– usufruto de treinamento baseado em cenários mais relevante e envolvente; e,
– possibilidade de feedback mais personalizado e melhorias de desempenho mensuráveis.
A CAE destaca que orgulha-se de estar à frente das tendências do setor, oferecendo aos clientes as soluções de treinamento mais avançadas e eficazes disponíveis. Essa abordagem é reconhecida como mais eficaz do que o treinamento tradicional baseado em tarefas e conta com o apoio de líderes do setor, como a OACI, a IATA e os principais fabricantes.
À medida que a sua equipe global, composta por mais de 1.000 instrutores e examinadores de aviação executiva, a CAE continua a aprimorar sua proficiência na aplicação do CBTA, a empresa está estabelecendo um novo padrão em treinamento para aviação executiva: personalizado, focado no desempenho e alinhado às últimas tendências regulatórias. A implementação dos Princípios CBTA (CBTA-Principles) representa um grande avanço para os clientes da CAE que buscam maior valor agregado e segurança no treinamento para aqueles momentos críticos da aviação. [EL]
