Câmeras registram dois indivíduos transitando pela área operacional do aeródromo de Sorocaba (SP) à luz do dia, em 29.08.23


Fonte: g1 – 29/08/2023
Conforme matéria do portal de notícias g1 do dia 29, um vídeo de quase dois minutos registrou dois indivíduos invasores transitando na área operacional do Aeroporto de Sorocaba (SDCO), em SP, inclusive a pista principal. Imagens desta ocorrência foram registradas em 19 de agosto e publicadas no sábado (26).

É possível observar que as duas pessoas caminham próximo de um barranco de uma das cabeceiras da pista. Os dois portam um objeto nas mãos, aparentemente, uma sacola plástica.
Em determinado momento, eles correm e acessam a lateral da pista principal. Na sequência, eles cruzam a área de demarcação de desnível berma), com a pista no topo, supostamente na cabeceira 19, que fica ao lado da Avenida Ipanema, na zona norte de Sorocaba. Os dois homens saem do campo de visão da pessoa que está gravando, acessando, aparentemente, uma área de mata, ainda na lateral do aeroporto.

Conforme apurado pelo g1, até a última atualização da reportagem, não houve registro de aeronaves pousando ou decolando no local no momento em que o vídeo foi gravado.

A Rede VOA SP, que administra o Aeroporto de Sorocaba, afirmou que possui equipe de vigilância com atuação 24 horas por dia nos sete dias da semana, realizando rondas e vistorias em todo o perímetro aeroportuário, conforme preconiza o RABC n° 107 – de Segurança de Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita. A VOA SP lembrou ainda que possui um Centro de Controle Operacional capaz de monitorar o perímetro e a área operacional dos 16 aeroportos operados pela empresa e que, em situações de invasões para área interna do aeroporto, o evento é rapidamente detectado e a vigilância acionada.

“Ao chegar no local, a vigilância mantém os indivíduos neste ponto até a chegada da polícia, que é acionada assim que o evento é observado”, garante. “Todos os eventos são registrados em relatórios de segurança, no qual é realizado o mapeamento de área e avaliação de risco, evitando que ocorram incidentes dentro da área operacional”, completa a operadora aeroportuária.

Nem a VOA SP e nem a ANAC informaram se houve algum procedimento sobre o caso mostrado pela reportagem.