Campanha de teste de vôo do jato monomotor experimental Stratos 716X chegando ao fim, em 28.07.22


A Stratos Aircraft retornou à feira de aviação EAA AirVenture, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, no EUA, com seu jato monomotor (VLJ – Very Light Jet) 716X ora em campanha de desenvolvimento, com testes de vôo em fase avançada, aproximando-se do fim do cronograma programado.

A versão mais recente do jato fez seu primeiro vôo em 02 de julho de 2020 e, desde então, o programa do jato registrou 150 horas.

O jato será da categoria experimental, comercializado em kit para montagem por operador.

716X, pela Stratos:
https://www.stratosaircraft.com/716-aircraft

“Esperamos encerrar os testes do jato para montagem amadora em mais 50 horas e começar a entregar os componentes de aeronave para nossos primeiros clientes no final do ano”, disse o presidente e CEO da Stratos, Carsten Sundin.

Sundin revelou que o protótipo 716X, com matrícula N716X, voou “repetidamente” para 41.000 pés em maio. Desde então, o aparelho completou a expansão do envelope de vôo, testes de vibração cíclica (flutter) e testes de manutenção de altitude em operação em espaço RVSM, acrescentou Sundin. O protótipo também atingiu uma velocidade de 380 KT e foi verificado que a aeronave está livre do buffet em regime de vôo MACH em manobras de curva com corrente ascende e em maiores altitudes de cruzeiro, disse Sundin.

Lançado em 2018, o 716X é um jato com capacidade de seis assentos, numa versão alongada e mais larga do primeiro jato da Stratos Aircraft, o “714”, que será substituído pelo “716”.

Com preço de US$ 3 milhões, o 716X é o modelo precursor de uma versão de aeronave de fibra de carbono, certificada pelo regulamento PART-23, que a Stratos planeja lançar no mercado nos próximos anos. A dúzia de kits do 716X que serão produzidos ajudará a Stratos a refinar o produto certificado, reduzir os custos de desenvolvimento e ajudar a atrair investidores para ajudar a trazer a versão certificada ao mercado, disse Sundin.

Embora estruturalmente ambas as aeronaves – 714 e 716 – sejam idênticas, o 716X é equipado com um motor Pratt & Whitney Canada JT15D-5, de 2.965 lb. de empuxo (com sistema EEC – Electronic Engine Control, de controle de motor eletrônico, com unidade back-up hidromecânica) – o mesmo motor do “714” -, revisto, e possui suíte aviônica Garmin G3X.

A variante derivada certificada poderá usar motorização PW535E, de 3.400 lb. de empuxo, ou Williams International/Rolls-Royce FJ44-3AP, de 3.000 lb., com aviônica G3000 ou G5000 “ou seu equivalente”, disse Sundin. O “716 certificado” custará “cerca de US$ 1 milhão a mais” do que a versão “716 experimental” (716X), previu Sundin.

“Quando apresentamos publicamente a prova de conceito do 714 [em 2017], o interesse do mercado foi enorme”, disse Sundin. “Ficou claro que o mercado busca o desempenho e o conforto que estávamos oferecendo, mas numa verdadeira aeronave de seis lugares. Conseguimos isso com o 716X. Com uma largura de cabine de 4,8 pés [1,46 m.], altura de 4,6 pés [1,40 m.] e comprimento de 15 pés [4,57 m.], há muito espaço para os passageiros relaxarem em vôos longos”. O 716X terá um alcance de 1.500 MN com quatro pessoas e 1.200 MN com seis ocupantes. “Não há simplesmente nada parecido no mercado hoje”, destacou Sundin.

A Stratos investiu significativamente na infraestrutura para dar suporte aos compradores do 716X e disse que “orientará-los por todo o processo de montagem”, que deve levar entre 12 e 15 meses para aeronaves com número de série inicial.

“Investimos em construir montagem de precisão e acessórios instaláveis, a maioria com tolerâncias de ± 0,003 polegadas [0,76 mm], da espessura de um fio de cabelo humano”, disse o gerente de produção da Stratos Matthew Collier. “Isso dará aos construtores a confiança de que suas aeronaves cumprirão as promessas da Stratos de qualidade de fabricação/montagem, durabilidade da aeronave e fidelidade de desempenho”, completou Collier.

O kit 716X será entregue dividido em cinco grupos de componentes e montagens por meio da subsidiária da empresa Stratos Fusion, de Redmond, no Oregon. “Os montadores completam cada um dos três primeiros grupos sob a supervisão da Stratos Fusion. O quarto e o quinto grupos são finalizados em um dos centros de finalização autorizados da Stratos”, disse Sundin. [EL] – c/ fontes