Canadá registra um acidente fatal com aeronave à turbina em 2021, em 12.07.22


O acidente de um bimotor turboélice Rockwell 690B de operadora taxi-aéreo resultou na morte piloto (único ocupante) no único acidente fatal de avião executivo registrado no Canadá no ano passado, de acordo com o último relatório anual do Conselho de Segurança dos Transportes (TSB) do Canadá sobre incidentes com aeronaves.

Relatório TSB-Canada – estatística de ocorrências aeronáuticas 2021:
http://www.bst-tsb.gc.ca/eng/stats/aviation/2021/ssea-ssao-2021.html

No dia 16 de agosto (de 2021), o Rockwell 690B iniciou sua decolagem na pista 12 no aeroporto de Thunder Bay, em Ontário. Imediatamente após a rotação, a aeronave entrou em um rolamento à esquerda extremo, continuou a rolar e, em seguida, atingiu a superfície da pista 07 em atitude invertida. O piloto morreu e o avião foi destruído.

Além desse acidente fatal, houve 17 acidentes por operadoras de táxi aéreo não-fatais no Canadá no ano passado envolvendo aeronaves não turbofan, sendo 10 aviões e sete helicópteros.

“Esses 18 acidentes de táxi-aéreo são mais do que os 13 vistos em 2020”, registra o relatório da TSB-Canada, para um aumento de cinco ocorrências (38%).  Mas a autoridade ressalva: “Mas estes permanecem bem abaixo da média de 28 acidentes por ano ocorridos entre 2011 e 2020”, apontando para uma redução de 10 ocorrências (36%).

Em 2021, um único acidente não-fatal com aeronave turboélice foi a única maior ocorrência (de acidente) envolvendo aviões a turbina operados por particulares.

Em 10 de outubro de 2021, um monomotor Daher TBM-700N estava concluindo um vôo IFR e pousando no Aeroporto de Westlock, em Alberta. Durante o pouso, o avião tocou a pista com força no trem de pouso principal direito, saltou, arrastou a ponta da asa direita no piso e rolou invertido. O piloto sofreu ferimentos graves e os três passageiros sofreram ferimentos leves. [EL] – c/ fontes