Canadense Skyservice obtém STC da TC para sistema de conectividade Gogo Galileo HDX no Gulfstream G280, e aguarda a aprovação da FAA, EASA e ANAC, em 25.04.25

A provedora de serviços de aviação canadense Skyservice Business Aviation recebeu Certificado Tipo Suplementar (STC) da autoridade Transport Canada (TC) para a instalação do sistema de conectividade Gogo Galileo HDX no jato executivo supermédio Gulfstream G280.
Esta certificação STC pelas agências FAA (EUA), EASA (União Européia) e ANAC (Brasil) ainda estão pendentes.
O sistema de conectividade Gogo Galileo HDX possui uma antena de direcionamento eletrônico (electronically steered antena), com peso de 21,6 lb. (9,8 kg), com montada na parte superior da fuselagem da aeronave. Lançado no ano passado, o sistema de comunicações via satélite Galileo em órbita terrestre baixa (LEO – low earth orbit), apoiado pela rede da Eutelsat OneWeb — oferece velocidades de serviço de até 60 Mbps de download e 11 Mbps de upload.
A Skyservice possui diversos STC de diversas autoridades para diversas soluções de conectividade de cabine.
O novo STC – Gogo Galileo HDX no G280 – oferece mais uma opção para operadores do jato supermédio Gulfstream que precisam atualizar seus sistemas, especialmente aqueles que utilizam produtos Gogo ATG antigos. Isso oferece uma oportunidade simplificada para que migrem para banda larga de baixa latência e alta velocidade antes do prazo de conversão, que termina no final de 2025.
“Continuamos expandindo nossas capacidades para oferecer suporte às mais recentes soluções de conectividade a bordo”, disse Benjamin Murray, presidente e CEO da Skyservice. “Nossa lista robusta e certificada de STC, juntamente com nossos engenheiros especialistas em manutenção de aeronaves, oferece aos nossos clientes opções, acessibilidade e consultoria para as opções de conectividade mais rápidas e confiáveis disponíveis na aviação executiva atualmente”. [EL]