Canadenses CTA e ENA juntam-se ao projeto da CAE de remotorização elétrica do Piper Archer, em 12.09.22
O CTA – Centre Technologique en Aérospatiale (centro tecnológico aeroespacial, canadense, com sua função dedicada à aplicação de tecnologias aeroespaciais – em cooperação com a ENA – École Nationale d’Aérotechnique (escola nacional aerotécnica) do CEGEP (colégio de ensino geral e profissionalizante) Édouard-Montpetit – a maior instituição de nível universitário para tecnologia de aviação no Norte América – estão se preparando para a conversão de uma avião monomotor Piper Archer em motorização por energia elétrica.
O projeto é liderado pela CAE – a empresa canadense de tecnologia voltada para instrução aeronáutica – baseada em uso de simuladores de vôo de nível C ou nível D.
O esforço visa trazer uma versão de motorização elétrica do robusto e popular PA-28-180, da Piper, para um novo mercado de aeronaves e desenvolver um kit de conversão aprovado pelas agências FAA e Transport Canada para o Piper Archer em operação (com sua motorização a ´pistão original, da fabricante).
As equipes de pesquisa do CTA e da ENA aplicarão sua experiência e conhecimento na substituição do motor de pistão, alimentado por AvGas, do Archer e no desenvolvimento e integração de uma unidade de propulsão elétrica adequada à fuselagem do Archer e à missão do modelo na aviação geral. Os processos serão cuidadosamente documentados para fins de melhor compreensão dos desafios e problemas inerentes à conversão.
Aproveitando a oportunidade oferecida pela CAE e pela Piper, o CTA buscará pesquisa e desenvolvimento com o olhar de ampliar o conhecimento humano sobre sistemas de propulsão aeroelétrica e sua integração em aeronaves existentes. Além disso, a ENA, participando dos aspectos de pesquisa e desenvolvimento do empreendimento, compilará currículos para treinar técnicos para diagnosticar, atender e reparar aeronaves elétricas.
O banco de dados, os procedimentos e a experiência a serem desenvolvidos pelo CTA e pela ENA acelerarão o progresso da indústria aeroespacial em direção a tecnologias de sistemas de propulsão aeronáutica verde e liderarão os esforços do Canadá para se estabelecer entre os líderes mundiais em tecnologias aplicadas conservacionismo.
O gerente geral do CTA, Francis Archambault, comentou: “Este projeto emblemático servirá como uma vitrine tecnológica que terá um impacto direto em todo o ecossistema de pesquisa e desenvolvimento e treinamento aeronáutico em Quebec. Servirá como um trampolim para o desenvolvimento de conhecimentos de classe mundial no campo da eletrificação da aviação”.
O diretor da ENA, Pascal Désilets, afirmou: “Professores da École Nationale d’Aérotechnique [ENA], em particular nossos especialistas em propulsão, ajudarão a equipe de pesquisa do CTA. Eles desenvolverão uma melhor compreensão da propulsão elétrica e das questões envolvidas na substituição de motores a pistão por motores elétricos. Os professores poderão incorporar esse conhecimento em seu ensino, formando assim uma nova geração de técnicos capazes de trabalhar nos motores mais ecológicos”.
O vice-presidente de tecnologia e inovação da CAE, Marc St. Hilaire, acrescentou: “Temos o prazer de trabalhar com o CTA e a ENA, duas instituições de classe mundial que apoiarão o programa de modificação de aeronaves elétricas da CAE e contribuirão com sua sólida experiência para moldar o futuro da aviação sustentável”. [EL] – c/ fontes