Carteira de encomenda (Backlog) da Cirrus mostra crescente demanda por “aeronaves pessoais”, em 02.03.22


O articulista Kim Rosenlof escreveu para a mídia AIN um post, no dia 01, cobrindo o atual momento de mercado da fabricante Cirrus Aircraft.

No seu artigo, Rosenlof escreveu que a demanda no nicho da “aviação pessoal” parece estar em alta, conforme a avaliação do presidente da Cirrus Aircraft, Zean Nielsen, falando durante o evento “CX 2022” da fabricante em Knoxville, no Tennesse/EUA, que aconteceu em 11 de janeiro.

Revelando números gerais de vendas e de produção, Nielsen informou que a carteira de encomenda (backlog) da Cirrus soma cerca de 700 aeronaves do modelo monomotor a pistão da série SR e “várias centenas” do jato monomotor SF50 Vision Jet, mesmo a fabricante tendo aumentado a produção em 2021 para fabricação de uma aeronave a cada 16 horas.

Em 2021, a Cirrus produziu 548 aeronaves – 86 (15,7%) das quais eram jato SF50 Vision Jet – contra 420 em 2020, um aumento de 128 aviões (+30,5%). A fabricante viu um aumento de 80% nos pedidos líquidos por semana para produtos da série SR e mais de 117 pedidos líquidos para o Vision Jet em 2021.

“O fato de 39% de todos os novos pedidos [SR] em 2021 serem [clientes] novos na aviação é enorme”, disse Nielsen. “Isso significa que estamos expandindo o tamanho do mercado. Acreditamos que o mercado é infinitamente maior do que o mercado tradicional da aviação geral em que atuamos hoje. Só precisamos tornar fácil, acessível e conveniente possuir e operar um Cirrus”, discorreu Nielsen.

Nielsen disse que a Cirrus já está com cerca de três anos de 10 anos para a meta de triplicar seu tamanho, e já dobrou. A fabricante contratou 450 novos funcionários em 2021 e está adicionando outros 400 funcionários nas áreas de produção, engenharia, TI e treinamento em 2022.

Além de contratação de pessoal para alocação na sede em Duluth, no Minnesota (EUA), a Cirrus abriu dois novos Centros de Inovação no ano passado – em McKinney, no Texas, ao norte de Dallas, e em Chandler, no Arizona, a sudoeste de Phoenix. Ambos centros contam com 16 a 18 engenheiros e o objetivo é de contratação de mais 100 engenheiros para todas as três instalações em 2022.

“Estamos dobrando a inovação e o crescimento”, disse Nielsen. “Queremos criar uma meca para engenheiros em inovação. Pense em um ambiente semelhante ao da Area 51, onde todas as coisas secretas e divertidas acontecem. É assim que levamos a sério a inovação”, Nielsen completou.

Nielsen e outros representantes da Cirrus Aircraft destacaram seu orgulho na busca pela inovação, observando os prestigiosos troféus Robert J. Collier concedidos à fabricante em 2018 pelo Vision Jet e à Garmin pelo seu sistema Autoland (de pouso de emergência em operação automatizada) renomeado como Safe Return no Vision Jet – em 2021. A ênfase em segurança, inovação e opções de personalização atraiu novos clientes: enquanto 76% dos jatos Vision Jet entregues em 2021 foram para proprietários provenientes da linha monomotor a pistão da fabricante SR, 16% eram clientes novos na marca Cirrus.

“Estamos deliberadamente acelerando nossa produção para colocar os aviões no mercado, mas também atendendo nossos clientes adequadamente”, disse Matt Bergwall, diretor da linha de produtos do programa Vision Jet, que observou que o jato monomotor recebeu mais pedidos em 2021 do que quando foi apresentado em 2008. “Estamos vendo uma mudança dos primeiros clientes no avião da série SR para a demanda constante que estamos vendo. Estamos empolgados com [os 117 pedidos líquidos em 2021] e o que isso está fazendo com nossa carteira de pedidos”, falou Bergwall.

Para os modelos G6 2022 da linha SR, os engenheiros da Cirrus Aircraft otimizaram a aerodinâmica com superfícies de asa e cauda mais elegantes e carenagens de roda. A porta da bagagem agora pode ser destrancada com chaveiro.

A série G6 SR 2022 incorpora inovações que aumentam a velocidade, o conforto, a utilidade e a estética dos monomotores de pistão simples nas versões SR20, SR22 e SR22T, de alto desempenho. O design refinado compartilhado por todos os três modelos inclui vários recursos aerodinâmicos para reduzir o arrasto e aumentar a eficiência de combustível, como superfícies de asa e cauda mais elegantes, carenagens de roda redesenhadas com tolerâncias mais exigentes e costuras suavizadas na transição de painel de gelo. As mudanças gerais de estilo aerodinâmico contribuem para um aumento real da velocidade no ar de até 9 KT e maior eficiência de combustível.

“Esta última atualização do G6 incorpora nossa paixão pela inovação contínua e compromisso com o design”, disse Ivy McIver, diretora da linha de produtos da série SR. “Estamos empolgados em continuar apresentando mais pessoas à aviação pessoal e fortalecendo sua história Cirrus Life”, acrescentou Mclver.

Outras melhorias de 2022 para a série G6 SR incluem degraus iluminados Cirrus Aircraft Spectra que também projetam o logotipo Cirrus sob o degrau, para maior segurança e estilo, uma porta do compartimento de bagagem redesenhada que destrava com um chaveiro, abrindo mais de 90 graus e permanecendo aberta para facilitar o carregamento e descarregamento, um painel de fonte de carregamento de dispositivo multifuncional com portas USB-A e USB-C e oito novos esquemas de pintura. Os novos esquemas de pintura agora também podem ser trocados por uma variedade de opções de interior todo em couro.

A fabricante também anunciou atualizações em seu aplicativo Cirrus IQ, que fornece personalização e informações adicionais sobre a própria aeronave do cliente. A tela de status do Cirrus IQ agora possui designação de modelo de aeronave e uma barra de navegação com status da aeronave, intervalos de inspeção e vencimento da garantia, todos atualizados sempre que a aeronave estiver voando. O aplicativo rastreia e registra vôos, usando as informações para enviar notificações de eventos futuros de manutenção e inspeção por meio de seu módulo Maintenance Minder [“lembrete” de manutenção]. E também compila estatísticas de viagem em My Trips (“Minhas viagens”) e atualiza os limites de data e hora de vôo para a cobertura da garantia ponta a ponta – Spinner-to-Tail. [EL] – c/ fontes