Casa Branca lança programa de incentivo da produção de SAF, em 10.09.21


A Casa Branca revelou uma iniciativa multifacetada projetada para aumentar drasticamente a produção de combustíveis sustentáveis (SAF), reduzir as emissões da aviação em 20% até 2030 e progredir em direção a um setor de aviação “totalmente zero carbono” até 2050.

Em um evento virtual na quinta dia 09, a administração federal do EUA Biden delineou vários esforços e propostas de ações envolvendo várias agências federais e um corte transversal da indústria para atingir essas metas.

Entre os esforços a serem empreendidos, estão um crédito tributário proposto para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF) que gera pelo menos uma redução de 50% nas emissões de gases de efeito estufa do ciclo de vida e o lançamento uma ação designada Sustainable Aviation Fuel Grand Challenge (Grande Desafio de Combustível de Aviação Sustentável) para incentivar a produção de pelo menos três bilhões de galões de SAF por ano até 2030.

Além disso, a Casa Branca está apoiando a alocação de até US$ 4,3 bilhões em fundos novos e contínuos que apóiam projetos SAF e produção de combustível, um aumento nas atividades de pesquisa e desenvolvimento focadas em novas tecnologias, esforços para melhorar o tráfego aéreo e a eficiência aeroportuária, e iniciativas que demonstrariam a liderança do EUA nesta área.

Ao fornecer um esboço de alto nível para as metas, a Casa Branca divulgou que planeja lançar um plano de ação climática abrangente para a aviação nos próximos meses.

“Hoje, a aviação … representa 11% das emissões relacionadas ao transporte no EUA. Sem uma ação maior, a participação da aviação nas emissões provavelmente aumentará à medida que mais pessoas e mercadorias voarem”, divulga a Casa Branca ao anunciar o plano de esforço. A Casa Branca acrescentou que, para atingir sua meta de emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, tecnologias emergentes, como a energia elétrica e de hidrogênio, podem desempenhar um papel no futuro. “Mas para as viagens de longa distância de hoje, precisamos de parcerias ousadas para estimular a implantação de bilhões de galões de combustíveis de aviação sustentáveis ​​rapidamente”, segue a Casa Branca.

O anúncio atraiu forte apoio dos líderes de negócios e da aviação geral, que endossaram os esforços para aumentar a produção de SAF.

“A comunidade da aviação executiva há muito se concentra em voar com segurança, proteção e sustentabilidade”, disse o presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen, a servidores e funcionários da Casa Branca durante o evento virtual na quinta-feira. “Aumentar a produção de SAF é uma parte fundamental de nossa agenda de sustentabilidade e continuaremos a promover propostas para aumentar a disponibilidade desses combustíveis o mais rápido possível”, falou Bolen.

O presidente e CEO da National Air Transportation Association (NATA), Tim Obitts, concordou, observando que a aviação executiva há muito defende a adoção do SAF como um componente-chave na redução das emissões de gases de efeito estufa. “A coordenação entre a administração, agências e indústria é crítica para cumprirmos com mais rapidez nossa missão compartilhada por um futuro mais limpo”, disse Obitts.

As partes interessadas da indústria têm trabalhado com o Congresso dos EUA em abordagens legislativas semelhantes, disse Pete Bunce, presidente e CEO da GAMA (General Aviation Manufacturers Association/Associação de Fabricantes da Aviação Geral), e elogiou o anúncio da Casa Branca. “Também estamos ansiosos para trabalhar com outros formuladores de políticas e reguladores para avançar ainda mais na produção e uso de SAF em todo o mundo”, acrescentou. [EL] – c/ fontes