CCR anuncia desistência do projeto do aeroporto NASP (Novo Aeroporto de São Paulo), em 20.04.23


A empresa operadora de rodovias e aeroportos por concessões CCR informou que decidiu pela descontinuidade do Projeto NASP (Novo Aeroporto de São Paulo), na região metropolitana da capital paulista, pela falta de aprovação regulatória necessária para a construção e aos contextos do mercado e contratual.

Em fevereiro de 2016, a Companhia de Participações em Concessões (CPC), controlada da CCR, celebrou contrato na condição de compromissária compradora para aquisição de um terreno situado nos municípios de Cajamar e Caieiras pelo valor total de R$ 387, 4 milhões. O objetivo seria construir no terreno o terceiro aeroporto da região metropolitana de São Paulo, mas o projeto não avançou pela não aprovação de regulamentação.

Segundo comunicado, a Sociedade de Participações em Concessões Privadas, subsidiária integral da CCR e atual detentora do terreno, após tratativas com a Space Empreendimentos Imobiliários e o grupo Melhoramentos e em cumprimento à obrigação contratual, notificou, a Space para devolução de 29,76% da área total do terreno, conforme previsão contratual original.

O projeto ficaria nos municípios de Caieiras e Cajamar, no entorno da capital paulista. Com orçamento de R$ 10 bilhões, o projeto englobava um pavilhão de exposições, outlets, parque logístico e polo hoteleiro, além do aeroporto.

A CCR herdou em 2015 o projeto originalmente das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierez, controladoras da CCR. Em 2021, a CCR divulgou que o projeto tinha demanda diante de perspectivas de aumento de tráfego aéreo por demanda de passageiros e carga.

No Brasil, a CCR Airports – divisão para operação de aeroportos de grupo CCR – já opera os seguintes 17 aeroportos por concessão:
A – Confins (SBCF), região metropolitana de Belo Horizonte/MG – o Grupo CCR, em associação com a operadora aeroportuária Flughafen Zürich AG e aa INFRAERO criaram a BH Airport, empresa responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Minas Gerais. No aeroporto transitam 11,2 milhões de passageiros por ano, sendo o 5º do país em movimentação de passageiros e um importante hub para o transporte aéreo.
B – Carlos Drummond de Andrade – Aeroporto da Pampulha (SBBH), em Belo Horizonte.
C – nove aeroportos do “Bloco Sul”, parte da 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias, em abril de 2021, juntos movimentando 12,4 milhões de passageiros em 2019.
– Afonso Pena (SBCT), em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba)/PR
– Bacacheri (SBBI), em Curitiba/PR
– Foz do Iguaçu (SBFI), em Cataratas/PR
– Gov. José Richa (SBLO), em Londrina/PR
– Lauro Carneiro de Loyola (SBJV), em Joinville/SC
– Ministro Victor Konder (SBNF), em Navegantes/SC
– Pelotas (SBPK), no RS
– Rubem Berta (SBUG), em Uruguaiana
– Cmte. Gustavo Kraemer (SBBG), em Bagé/RS
D – seis aeroportos leiloados na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias, em abril de 2021, juntos movimentando 7,28 milhões de passageiros em 2019:
– Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia/GO
– Brigadeiro Lysias Rodrigues (SBPJ), em Palmas/TO
– Senador Petrônio Portella (SBTE), em Teresina/PI
– Marechal Cunha Machado (SBSL), em São Luís/MA
– Prefeito Renato Moreira (SBIZ), em Imperatriz/MA
– Senador Nilo Coelho (SBPL), em Petrolina/PE