CENIPA lista ocorrência classificada como incidente de bote alocado no bagageiro de EMBRAER Phenom 300 que inflou em cruzeiro, durante viagem do CE para SP, em 19.12.21
No último dia 09, o jato executivo EMBRAER EMB-505 Phenom 300 (E55P) de prefixo PR-BLS (registro de produção sn 50500087, fabricação 2012) decolou do Aeroporto Comandante Ariston Pessoa (SBJE), em Cruz/em Cruz/Jericoacoara, no litoral norte do CE, com destino do Aeroporto de Congonhas (SBSP), em São Paulo, a 1.297 MN (DCT) a S-SW, para um vôo de transporte de passageiros, com nove ocupantes, sendo sete passageiros e dois tripulantes. No bagageiro da aeronave, foi alocado um bote inflável como carga.
Após o pouso em Congonhas, a tripulação verificou que o bote havia inflado dentro do compartimento de carga.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como um incidente com “transporte de carga”, na fase de cruzeiro, registrado no horário de 20:30Z. O jato teve danos leves.
No tocante à investigação aeronáutica, o jato foi liberado para a operadora.
O jato é operado pela Líder Táxi-aéreo S.A/Air Brasil, em alienação fiduciária/arrendamento operacional, sendo registrado na categoria do transporte público não-regular/por demanda (TPX/RBAC-135), com último registro de compra/transferência em novembro de 2019. O avião está aprovado para capacidade de até sete passageiros (com dois pilotos) e MTOW de 8.150 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março de 2022.
Uma alternativa de rota para viagem seria, a partir do fixo final de saída RNAV “ESDAB”, a SE-S de Cruz (53 MN fora de SBJE), o jato voaria direto até o fixo “BASIL”, para cruzar a aerovia UZ18, e seguir direto até o fixo “GAXEX”, para cruzar a AWY UM-654, e seguir direto para o fixo “AKROD”, para interceptar e seguir na aerovia UN-741, até o fixo “MUKLO” (a 71,6 MN na radial 193 do VOR Araxá) na interceptação da UZ-2 e seguir nesta até o fixo “ENTIT” (a 72,6 MN no RM 202º de SBSP), que é fixo inicial de procedimento de chegada padrão em carta STAR. Esta rota soma 1.334 MN (ante 1.297 MN em DCT, uma diferença de 37 MN, de 2,85%).