CEO da Textron Aviation vendo inflexão positiva do mercado de aviões executivos, principalmente jatos, em 17.08.21


O presidente e CEO da Textron Aviation, Ron Draper, disse, durante um almoço no Wichita Aero Club, na terça dia 17, que a empresa está observando algumas métricas positivas que pressagiam uma demanda crescente para linha de produção, incluindo a utilização de toda a frota combinada 14.000 aviões entre os turboélices Beechcraft King Air e os jatos executivos Cessna Citation. Não apenas a utilização voltou aos níveis pré-pandêmicos, mas os está excedendo em “provavelmente 15%” desde abril, disse Draper durante um discurso de 40 minutos, que abriu dizendo aos membros do Aero Club que “ninguém vai embora hoje até pelo menos uma pessoa comprar um avião”.

Ademais, o número de jatos Citation usados à venda no mercado caiu para 4% da frota operacional, o nível mais baixo em quase 30 anos. “Isso vale para qualquer Citation”, explicou Draper. “Podem ser aviões de 20, 25 anos. A maioria das pessoas realmente quer algo com menos de 10 anos. Então, foi ótimo limpar todo o estoque usado … é um mercado muito saudável agora e quando o [mercado de aeronaves] usado é tão saudável, então o novo [mercado de aeronaves novas] é muito saudável também”.

Além disso, a Textron Aviation está vendo mais compradores de aeronaves executivas pela primeira vez no mercado. Tradicionalmente, 10% dos compradores são novatos, mas a porcentagem dobrou para 20%, acrescentou Draper.

Com relação a modelos específicos, Draper disse que o Cessna Citation CJ4 Gen2, que foi lançado em fevereiro, recebeu a certificação (do novo interior) da FAA sob seu certificado de Tipo FAA modelo 525C e pela EASA em junho -, desenvolveu “uma boa carteira de pedidos [backlog]”.

Quanto ao transportador bimotor turboélice Sky Courier, o programa está com cerca de 75% do cronograma na campanha de vôo para certificação da FAA, com a linha de produção já em andamento, com a certificação Tipo e a primeira entrega para a cliente de lançamento FedEx previstas ainda neste ano. Embora grande parte do foco no Sky Courier tenha sido na sua capacidade de carga, também há muito interesse no modelo como uma aeronave de passageiros de 19 lugares: “Achamos que veremos muita demanda desse lado”, disse Draper.

Seguindo o Sky Courier está o Denali, monomotor turboélice de alto desempenho da Textron Aviation, que deve fazer seu primeiro vôo no final do ano. “Gostaria que o tivéssemos agora”, disse Draper sobre o Denali. “Estaríamos vendendo uma tonelada deles agora. Temos muito interesse de cliente nisso. Mas estamos a alguns anos de entrar no serviço”, falou Draper.

Em julho, a Textron Aviation mudou a marca de fabricante do Denali de Cessna para Beechcraft. Draper explicou que essa mudança foi em parte um “alinhamento de marca”, bem como uma resposta ao fato de que já se passaram várias décadas desde que o Beechcraft tinha um avião com design novo. Mudar de marca também foi uma forma “apenas para garantir que as pessoas saibam que o nome Beechcraft não vai desaparecer – estamos investindo nisso”, esclareceu Draper. “Além disso, não fizemos isso apenas para os funcionários, mas temos que tirar proveito disso. Somos todos um agora, mas você ainda tem uma dor no coração se você cresceu sob a marca B ou a marca C. Esses funcionários adoram ver isso, assim como muitos de nossos clientes Beechcraft em todo o mundo”, explicou Draper. [EL] – c/ fontes