CEO diz que a Dassault está ‘navegando’ em um mundo “muito turbulento”, em 07.06.24


Em post no dia 27, Jeremy Kariuki (editor associado de aviação executiva da mídia Aviation Week) cobriu apresentação de executiva da Dassault durante a feira da aviação executiva européia EBACE 2024 (entre os dias 27 e 30 de maio).

O presidente e CEO Eric Trappier e o vice-presidente executivo de aeronaves civis Carlos Brana, da Dassault Aviation, deram uma atualização sobre os modelos Falcon 6X e 10X.

Desde a crise do Boeing 737MAX, a certificação de aeronaves tornou-se um exercício mais longo, enfatizou Trappier.

Enfrentando grande expectativa pelo Dassault Falcon 10X, o presidente e CEO Eric Trappier observou que a Dassault está navegando em um “mundo muito turbulento”. “Temos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, taxas de juro mais elevadas, que, uma vez que a inflação está caindo, também deveriam cair”, disse Trappier durante a conferência de imprensa da Dassault na Convenção e Exposição Europeia de Aviação Executiva (EBACE).

Apesar das crescentes tensões geopolíticas e econômicas, Trappier expressou confiança no desempenho do mercado da Dassault.

O mais novo jato de longo alcance da Dassault, o Falcon 6X, entrou em serviço no ano passado e demonstrou desempenho exemplar, de acordo com a Dassault.

“Até hoje, ele voou mais de 500 horas em menos de seis meses”, disse Trappier. “Às vezes, ele conduz quatro vôos de demonstração de 2 horas por dia. Voou de Paris [França] para São Paulo [Brasil] em 12 horas e 43 minutos contra ventos mais fortes que a média. Durante esse vôo, voou além do alcance de 5.500 MN”; de acordo com Trappier, o Falcon 6X voou 5.646 MN esse vôo e pousou com reservas de combustível “maiores do que o necessário”.

O vôo de Paris para São Paulo dista, em rota direta, cerca de 5.080 MN. Por aerovias – por exemplo, com uma rota com travessia do Atlântico pela aerovia UN-471 (até Natal), com transição, pela interceptar e seguir pela aerovia UZ-21 (com sobrevôo de Confins/VOR), partindo do “Le Bourget” (LFPB) até destino do “Executivo Internacional São Paulo Catarina” (SBJH), com centro de serviço da Dassault – a distância total é de 5.110 MN.

Tal como o resto da indústria, a Dassault enfrenta desafios decorrentes de fatores de estresse na cadeia de abastecimento.

“Ainda não se estabilizou, especialmente entre os fornecedores franceses, mas não só”, disse Trappier. “Estamos trabalhando com eles para corrigir a situação, mas não esperamos que todos os problemas sejam totalmente resolvidos neste ano. Eles estão enfrentando problemas de caixa e de força de trabalho, que são necessários para o crescimento bem-sucedido esperado pela indústria”, revelou Trappier. Subsequentemente, os obstáculos na cadeia de abastecimento afetaram o lançamento do próximo jato de alcance ultralongo da Dassault, o Falcon 10X.

“A partir de agora, os primeiros exemplares de grandes montagens – as asas totalmente compostas, as seções da fuselagem e da empenagem – foram montados na Dassault e em instalações parceiras”, disse Trappier.

A montagem final do Falcon 10X estava originalmente prevista para começar no segundo semestre de 2024, mas agora está projetada para 2025. Como resultado, as primeiras entregas do “10X” foram adiadas para até 2027.

O Falcon 10X é equipado com motores Rolls-Royce Pearl 10X, que estão sendo testados em uma plataforma de teste Boeing 747. Segundo Trappier, o motor funcionou em uma célula de teste usando combustível de aviação 100% sustentável.

Além disso, a certificação do Falcon 10X pela FAA e pela EASA ganhou complexidade devido a recentes acidentes envolvendo aeronaves Boeing.

“Para mim, o trabalho tem sido um pouco mais difícil”, disse Trappier. “Não porque houve uma mudança na EASA ou na FAA, mas por causa dos acontecimentos da Boeing. As regras estão mudando e precisamos de nos adaptar às novas regras. Minha recomendação a todos os fabricantes de aeronaves é que o processo de certificação comece numa fase inicial de desenvolvimento de um novo programa, porque leva muito tempo para prosseguir. Então você precisa fazer isso com confiança, e mesmo com confiança, mesmo quando você começa cedo, no final, leva tempo”. [EL] – c/ fontes