Cessna 150 de instrução, em vôo de teste, se acidenta durante decolagem após após falha de motor seguida de perda de controle em vôo, em Porto Nacional/TO, em 30.03.23


O CENIPA listou a ocorrência no Painel SIPAER como acidente de falha de motor em vôo, na decolagem, fora de aeródromo, às 17:00Z (14:00LT) dia 18.

Conforme a súmula factual inicial, o avião (C150 matrícula PT-DGH) decolou do aeródromo privado “Associação Tocantinense de Aviação” (SWEJ), em Porto Nacional, no TO, por volta das 17:00Z (14:00LT), para vôo local, com um piloto apenas. Após a decolagem, houve falha do motor, na sequência desta emergência o piloto tendo perdido o controle do avião – com “perda de controle em vôo” -, e o avião acabando por colidir no solo.

O avião teve danos substanciais. O piloto teve ferimentos graves. Não houve danos a terceiros.

Os trabalhos relativos à ocorrência estão em andamento, o avião tendo sido liberado para o operador.

O portal g1 noticiou o acidente, com ponto da colisão em Luzimangues, distrito de Porto Nacional. O acidente aconteceu no início da tarde de sábado (18), perto da Associação Tocantinense de Aviação (ATA), na TO-080, km 20.

Fonte: portal de notícias g1

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De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, havia penas o piloto no avião, que foi retirado dos destroços por terceiros. A Polícia Militar (PM) identificou o piloto Francisco Augusto Magalhães, que seria instrutor de vôo. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acionada e fez os primeiros socorros ao piloto, juntamente com os bombeiros. O piloto teve graves nas pernas e também apresentava sinais e sintomas de hemorragia interna severa; o piloto foi levado para um hospital em Palmas, sendo internado no Hospital Geral de Palmas (HGP).

A PM informou que o avião é da escola de aviação civil ACB, de Porto Nacional, e teria decolado do aeródromo da escola em vôo após a aeronave ter passado por manutenção. O acidente foi próximo do aeródromo.

O avião C150H matrícula PT-DGH é o aparelho de registro de produção sn 15067811, ano de fabricação 1968, propriedade e operado pela Escola de Aviação Civil ACB Ltda, sendo registrado na categoria de transporte de Instrução Privada, com último registro de compra/transferência em janeiro de 2022. O avião é aprovado para dois ocupantes e MTOW de 726 kg e operação VFR noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2022 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro.

Conforme seu site, a escola ACB tem sede no Aeródromo “Associação Tocantinense de Aviação – ATA”, no hangar 32, km 20, em Porto Nacional, junto da rodovia TO-080.

O aeródromo privado “Associação Tocantinense de Aviação” (SWEJ) dista 32 MN a noroeste de Porto Nacional, e 13 MN a oeste de Palmas. Em elevação de 1.001 pés, tem pista (11/29) de 20 x 1.026 m., de asfalto (resistência PCN 8), aprovada para operação VFR diurna/noturna.

Boletins METAR mostram que o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues (SBPJ), em Palmas (em elevação de 774 pés, a 13 MN a SE de SWEJ), tinha boa condição de meteorologia, com visibilidade de 10 km ou superior, com tempo presente de pancadas na vizinhança, céu de poucas nuvens com base (em diminuição) a 1.800 pés (2.574’ MSL), de nuvens esparsas com base  de 2.500 pés e céu nublado com Teto de 8.000 pés; o vento era de norte e fraco – no METAR do horário registrado do acidente de direção predominante 330° (após 010°) e com variação de direção entre 280° e 030° -, temperatura de 27°C e QNH de 1.012 hPa (após 1.014 hPa). A condição processava um abaixamento da primeira camada de poucas nuvens e uma chuva leve (reduzindo a visibilidade para 9 km), com surgimento de nuvens TCU:

METAR SBPJ 181500Z 34005KT 9999 VCSH FEW006 SCT017 BKN035 27/22 Q1015=
METAR SBPJ 181600Z 01006KT 300V070 9999 FEW020 SCT025 BKN080 27/22 Q1014=
METAR SBPJ 181700Z 33004KT 280V030 9999 VCSH FEW018 SCT025 BKN080 27/22 Q1012=
METAR SBPJ 181800Z 24007KT 9000 -RA FEW016 SCT025 FEW030TCU BKN070 25/23 Q1011=
METAR SBPJ 181900Z 23004KT 9999 FEW015 SCT025 FEW030TCU BKN080 26/22 Q1011=