Cessna 206 anfíbio sofre acidente de pouso em aeródromo em Xinguara, região sul do PA, em 17.04.22


Fonte: g1 – 12/04/2022
Um avião Cessna monomotor teve um pouso mal sucedido em um aeródromo em Xinguara, região sul do Pará (a 115 MN a SW de Marabá/PA e 105 MN a oeste de Araguaína/TO). Não há informações dos ocupantes.

Segundo testemunhas, o avião pousou numa emergência após uma pane. O avião foi abandonado na pista, com trem de pouso dianteiro danificado.

O aeródromo fica no setor oeste do centro urbano local, às margens da rodovia PA-279.

A Polícia Civil informou que o caso é investigado pela Delegacia de Xinguara e que realiza diligências para levantar informações sobre o caso.

Atualização: a ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como um acidente de excursão de pista, ocorrido no dia 11 (segunda), registrado no horário de 21:32Z (18:32LT).

Segundo súmula factual inicial, o avião – o monomotor Cessna C206 (U206E) de matrícula PT-DVF (registro de produção sn U20601595, fabricação 1971) – decolou do Aeródromo privado Xinguara (SWSX), em Xinguara, PA, por volta das 21:15Z (18:15LT), para um vôo local, com quatro ocupantes (sendo três passageiros e um piloto). Na corrida de pouso após o toque, o avião saiu da pista pela lateral direita. O avião teve danos substanciais, os quatro ocupantes não tiveram estado conhecido.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.

O avião é de propriedade e operado por Pessoa Física, estando registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em março de 2020. O avião é da classe anfíbio, estando aprovado para capacidade de até cinco passageiros e MTOW de 1.633 kg, para operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2015, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está vencido desde outubro de 2020. O avião está em situação irregular perante ANAC, com CA suspenso devido a não-cumprimento de NCIA (Notificação de Condição Irregular de Aeronave) e ao vencimento do CVA (desde 10/2020).

O aeródromo privado Xinguara (SWSX) dista 2 MN do centro urbano da localidade, que ainda conta com os outros aeródromos privados locais “Fazenda Santa Rosa” (SNAC) – a 7,7 MN a NW de SWSX, em elevação de 699 pés – e “Fazenda Água Fria” (SDOX) – a 36,7 MN a NE-E de SWSX. Em altitude de 810 pés, o aeródromo privado Xinguara (SWSX) tem pista (13/31) de 23 x 950 m., de piçarra, com piso com resistência para aeronaves com peso de até 5.700 kg. O aeródromo é registrado com autorização para vôo VFR diurno. No dia 11, o Pôr do Sol oficialmente foi às 21:19Z (18:19LT).

ROTAER informa a existência de obstáculo de uma torre iluminada com elevação de 1.323 pés (513 pés/156 m. AAL) violando a superfície cônica do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), com locação nas coordenadas 07º05’34,30”S/049º56’50,00”W, em ponto a 1,7 MN no RM 115º do ARP.

Tráfego em evolução (partida e chegada) no aeródromo é proibido de executar circuito de tráfego pelo setor noroeste do aeródromo, onde localizado, a 7,7 MN, o aeródromo privado “Fazenda Santa Rosa” (SNAC). A cerca de 59 MN ao norte de SWSX, está o aeroporto Carajás (SBCJ), em Parauapebas, em um platô de uma elevação à altitude de 2.064 pés.