Cessna 208B Grand Caravan excursiona pista em pouso no aeródromo de Surucucu (SWUQ), em Alto Alegre, em Terra Indígena Yanomami, em RR, em 04.01.25


No dia 17 de dezembro (2024), por volta de 16:30LT (12:30LT), o monomotor turboélice Cessna 208B Grand Caravan EX de matrícula PR-VDB da Voare Táxi Aéreo teve um incidente de excursão de pista em pouso (na pista 30) no aeródromo de Surucucu (SWUQ), em Alto Alegre, em Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O avião ultrapassou o limite da pista e adentrou em mata em meio a alguns arbustos.

O avião transportava carga, procedendo do aeródromo do Cantá-Pouso da Águia (SWPD), base de operação da Voare, na região metropolitana de Boa Vista (RR).

O aeródromo de Surucucu (SWUQ), em Alto Alegre, em Terra Indígena Yanomami, em Roraima, dista 183 MN a oeste (RM 287°) do aeródromo do Cantá-Pouso da Águia (SWPD), na região metropolitana de Boa Vista (RR).

O avião operava uma missão de carga, típica, para apoio de assistência aos Yanomamis, prestando serviço ao governo federal no território Yanomami. A bordo estavam apenas dois pilotos, que não se feriram.

Em nota à imprensa, a Voare informa o incidente, ocorrido no dia 17 por volta de 16:30LT, com o seu avião Cessna 208B Caravan de prefixo PR-VDB, no aeródromo de Surucucu (SWUQ), no município de Alto Alegre. O avião transportava exclusivamente carga, sem passageiro – estando a bordo apenas dois pilotos.

A nota informa que o avião não conseguir frear de maneira eficaz no pouso resultando excursão de pista. O pouso foi realizado com pista molhada, o que contribuiu para dificuldade de frenagem; além disso, uma rajada de vento forte e inesperada na manobra de pouso impossibilitou o controle total da aeronave na aterrissagem. Não houve feridos. Os pilotos saíram ilesos.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, com classificação de acidente do tipo Contato anormal com a pista (ARC) e Excursão de pista (RE), registrada no dia 17 no horário de 20:30Z (16:30LT).

De acordo com súmula factual inicial, a aeronave decolou do aeródromo Pouso da Águia (SWPD), no Cantá (RR), com destino ao aeródromo de Surucucu (SWUQ), em Alto Alegre (RR), a fim de realizar transporte de carga, com dois tripulantes a bordo. Durante a corrida após o pouso, a aeronave sofreu efeito de aquaplanagem sobre a superfície da pista e, não conseguindo parar dentro dos limites da mesma, veio sair pela cabeceira oposta. A aeronave teve danos substanciais, os dois tripulantes saíram ilesos. Não houve danos a terceiros.

Os trabalhos relativos à ocorrência estão em andamento. A aeronave foi liberada no tocante à investigação.


Texto completo:

https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2025/01/Cessna-208B-Grand-Caravan-excursiona-pista-pouso-AD-Surucucu-SWUQ-em-Alto-Alegre-em-RR-em-21.12.24.pdf