Cessna C150 de instrução ‘pilona’ em pouso em canavial, em emergência após falha de motor em vôo entre João Pessoa/PB e Natal/RN, em 11.12.22


No último dia 04 (domingo), o monomotor Cessna C150G de matrícula PT-DUQ (registro de produção sn 15064835, fabricação 1967) decolou do aeródromo privado “Clube Estância Ouro Verde” (SNWE), em Santa Rita (região metropolitana de João Pessoa), na PB, por volta das 13:20Z (09:20LT), com destino do aeródromo privado Severino Lopes (SJBX), em São José de Mipibu (região metropolitana de Natal), no RN, para vôo de instrução, com um piloto-aluno e um piloto-instrutor.

Próximo do destino, no município de Nísia Floresta, o avião apresentou falha no motor e a tripulação optou por um pouso de emergência numa plantação de cana de açúcar. A aeronave ‘pilonou’ após o toque no solo. O avião teve dano substancial, os dois tripulantes saíram ilesos.

O “Severino Lopes” (SJBX) está no município de São José do Mipibu, cujo centro urbano dista 3,4 MN ao sul do aeródromo, e 2 MN a NW do centro urbano de Nísia Floresta (a 4,7 MN a SE do “Severino Lopes”).

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como acidente de falha de motor em vôo, às 14:20Z (11:20LT). Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão em andamento, o avião foi liberado para o operador.

O avião é propriedade e operado pela Natal Escola de Aviação Civil (com base operacional no “Severino Lopes”/SJBX), sendo registrado na categoria de transporte Instrução Privada, com último registro de compra/transferência em dezembro de 2015. O avião é aprovado para até dois ocupantes e MTOW de 726 kg, para operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2021, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março de 2023.

Em rota direta, o “Severino Lopes” (SJBX) dista 65 MN a NW-N do “Estância Ouro Verde” (SNWE), voando pelas TMAs contíguas de Recife e Natal. O “Estância Ouro Verde” (SNWE) está na CTR João Pessoa, a 6,5 MN a NE do aeroporto Castro Pinto (SBJP); o “Severino Lopes” (SJBX) está na CTR Natal, a cerca de 7 MN ao sul do Base Aérea de Natal (SBNT).

No horário da decolagem do “Estância Ouro Verde” (SNWE), pelo METAR vigente, o “Castro Pinto” (SBJP) tinha visibilidade de 8 km, com pancada de chuva na vizinhança (para não ser reportada no próximo boletim, com recuperação da visibilidade), céu com poucas nuvens TCU com base a 2.500 pés e céu nublado com Teto a 3.000 pés, vento leste moderado, temperatura (em elevação) de 29ºC e pressão atmosférica de 1.011 hPa.

No horário registrado da ocorrência, a Base Aérea de Natal (SBNT), pelo METAR vigente, tinha tempo bom, de visibilidade de 10 km ou superior, céu com nuvens esparsas com base a 2.500 pés; o vento era leste-sudeste moderado – com direção predominante de 120º e incidência variando de 060º, entre direções de 90º e de 150º (média de 120º).

METAR SBJP 041300Z 09014KT 8000 VCSH FEW025TCU BKN030 29/22 Q1011=
METAR SBNT 041300Z 11013KT 080V150 9999 BKN023 28/23 Q1010=
METAR SBJP 041400Z 10013KT 9999 FEW025TCU BKN030 30/22 Q1010=
METAR SBNT 041400Z 12014KT 090V150 9999 SCT025 28/21 Q1010=
METAR SBJP 041500Z 09015KT 9999 BKN035 30/21 Q1010=
METAR SBNT 041500Z 12015KT 090V150 9999 BKN030 29/21 Q1009=
METAR SBJP 041600Z 09013KT 050V120 9999 SCT040 30/19 Q1009=
METAR SBNT 041600Z 12014KT 100V160 9999 BKN027 29/21 Q1009=