Cessna C150M de instrução ‘perde’ triquilha em pouso em Jacarepaguá/RJ, em 26.03.22


No dia 09, o monomotor Cessna C150M de prefixo PR-DTK (registro de produção sn 15077049, fabricação 1975) decolou do aeroporto de Jacarepaguá/Roberto Marinho (SBJR), no Rio de Janeiro, para um vôo de instrução local, com um tripulante a bordo. No pouso, às 16:10Z (13:10LT), o trem de pouso dianteiro (triquilha) ‘recolheu’, com o avião contatando o pavimento com a dianteira e parando dentro dos limites da pista.

O avião teve danos leves e o piloto não teve ferimentos.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER como incidente grave de “pouso brusco”. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

O avião é operado pela STS Escola de Aviação (sediada no RJ), via contrato de arrendamento operacional, registrado na categoria de transporte de Instrução Privada (PRI), com último em março de 2021. O avião está aprovado para capacidade de até 01 passageiro (e mais um piloto) e MTOW de 726 kg, para operação VFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2021 enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até maio.

Ao nível do mar (em altitude de 10 pés), o Aeroporto de Jacarepaguá/”Roberto Marinho” tem pista (03/21) de 30 x 900 m., de asfalto PCN 10, com sistema PAPI (L9) nas duas cabeceiras – com MEHT de 27 pés na pista 03 e de 26 pés na pista 21. O aeroporto tem homologação para operação VFR (sendo permitido VFR Especial – com Teto mínimo de 1.300 pés), em período diurno e noturno (dentro do horário de funcionamento do aeródromo, de 08:00-01:00Z/05:00-22:00LT, diariamente, contando com serviço de controle de tráfego em expediente de 09:15-00:45Z/06:15-21:45LT. Para operação no aeródromo existe carta VAC (para chegada e partida), sendo requerida atenção para a concentração de aves e balões no circuito de tráfego. Como regra de tráfego local, é requerido Gradiente Mínimo de Chegada na pista RWY 03 (e de partida da pista 21) de 4%. O circuito de tráfego é pelo setor leste, à altitude mínima de 1.300 pés (aviões CAT A/B) e de 1.500 pés (avião CAT C). A entrada por portão dos corredores visuais (REA) será conforme pista em uso.

Ao horário do pouso, o tempo no aeroporto de Jacarepaguá/Roberto Marinho (SBJR), conforme METAR, era muito bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas nuvens com base a 3.000 pés, com vento de sul fraco e temperatura do ar (elevada) de 30ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.013 hPa.

METAR SBJR 091500Z 18006KT 9999 FEW030 32/21 Q1013=
METAR SBJR 091600Z 19006KT 9999 FEW030 30/22 Q1013=
METAR SBJR 091700Z 17007KT 9999 FEW030 32/20 Q1012=