Cessna C152 de instrução colide com ave durante início de subida na decolagem em Bragança Paulista/SP, e INV-A “pousa em frente” nos limites da pista, em 11.02.22


No dia 23, o Cessna C152 de prefixo PR-JBB (registro de produção sn 15285682, fabricação 1983) decolou do Aeródromo Estadual Arthur Siqueira (SBBP), em Bragança Paulista/SP, para vôo local de instrução com instrutor e piloto-aluno a bordo. Às 19:15Z (16:15LT), durante início da subida, o avião colidiu com um pássaro, e o INV-A pousou “em frente” normalmente ainda sobre a pista. O avião não teve danos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de colisão com ave. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

A 3 km ao sul de ponto mais elevado na localidade (e do centro urbano), em altitude de 2.930 pés, o Aeródromo público “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP) tem pista (16/34) de 30 x 1.200 m., de asfalto, com homologação para operação VFR diurna/noturna. O aeroporto é operado pela concessionária VOA SP, conta com serviços de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS) no expediente diariamente de 10:15-21:45Z (07:15-18:45LT) – no momento, cf. InfoTemp, nos turnos de 10:15-15:00Z (07:15-12:00LT) e 16:00-21:45Z (13:00-18:45LT), com recesso de uma hora.

Ao momento da operação, por METAR da hora, o “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP) operava com vento oeste (direção predominante de 270º) de 7 KT, com variação de direção de 110º – entre 220º e 330º (média de 275º), visibilidade de de 10 km ou superior, céu nublado com Teto a 3.000 pés, temperatura ambiente elevada de 32ºC (e Orvalho 17ºC) e pressão atmosférica (QNH) de 1.015 hPa, em elevação de temperatura e redução de pressão, após condição anterior estável de vento não reportado.

METAR SBBP 231800Z /////KT 9999 BKN030 ///// Q1016=
METAR SBBP 231900Z 27007KT 220V330 9999 BKN030 32/17 Q1015=
METAR SBBP 232000Z 23007KT 180V300 9999 SCT030 SCT100 31/16 Q1014=
METAR SBBP 232100Z 27005KT 9999 BKN030 31/15 Q1014=

O avião pertence e é operado pelo Aeroclube de Bragança Paulista, registrado na categoria de instrução privada, com último registro de compra/transferência em maio de 2020. O avião é aprovado para dois ocupantes e MTOW de 757 kg., e operação VFR diurna/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em julho de 2020 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até junho de 2022.