Cessna C210 (T210R) tem falha de motor e pousa de emergência em pista não-homologada em Nonoai/RS, em 05.12.22


No dia 25 (nov.), o monomotor Cessna C210 (T210R) de matrícula PP-ALV (registro de produção sn 21064940, fabricação 1985) decolou do aeródromo “Aeroclube” (SSAQ), no município de Passo Fundo/RS, por volta de 13:15Z (10:15LT), para um vôo local em circuito de tráfego, com um piloto e um passageiro a bordo. Durante o vôo, em fase da subida, houve perda de rotação do motor e o piloto realizou pouso em pista não-homologada em Nonoai (município com centro urbano distante 55 MN a NW-N de SSAQ). O avião teve danos leves, os dois ocupantes saíram ilesos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente grave de falha de motor em vôo (SCF-PP). Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão encerrados, o avião tendo sido liberado para o operador.

O avião é de propriedade e operação compartilhada (entre Pessoas Físicas), sendo registrado na categoria do transporte privado (TPP), com último registro de compra/transferência em agosto passado. O avião é aprovado para até cinco passageiros e MOTW de 1.746 kg, para operação IFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2022, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro de 2023.

A série R do modelo Cessna 210, com as variantes C210R e T210R, foi produzida entre 1985 e 1986. Incorporou melhoramentos de asa (maior envergadura de 60 cm, para 11,82 m.) e profundor (melhorando o comportamento em arfagem, e a pilotagem); a motorização da Família Continental IO-520, de seis cilindros horizontalmente (TSIO-520 na variante de motor turbocomprimido) passou a fornecer 310 HP (325 na variante de motor turbocomprimido) por até cinco minutos, em melhoramento aos anteriores – limitados a 300 HP e 310 HP, respectivamente.

No setor oeste do centro de Passo fundo, o aeródromo público “Aeroclube” (SSAQ), em elevação de 1.968 pés, tem duas pistas de grama cruzadas, a 15/33, de 35 x 1.080 m., e a 17/35, de 18 x 940 m. As duas pistas operam aeronaves com até 5.700 kg. em vôo VFR diurno. O aeródromo dista 10 MN a oeste do Aeroporto de Passo Fundo/Lauro Kurtz (SBPF), em elevação de 2.380 pés, a leste do centro urbano.

Por boletins METAR no “Lauro Kurtz” (SBPF), o tempo nesta localidade era muito bom, com reporte de condição CAVOK, temperatura do ar de 22ºC e pressão atmosférica de 1.020 hPa, com vento sudeste de 10 KT.

METAR SBPF 251200Z 11008KT CAVOK 21/11 Q1019=
METAR SBPF 251300Z 15010KT CAVOK 22/07 Q1020=
METAR SBPF 251400Z 14012KT CAVOK 24/08 Q1019=