Cessna Citation Ascend pousa em Las Vegas (Nevada/EUA), para estrear na feira-convenção anual da associação da aviação executiva americana, em 16.10.25

Em nota no dia 13, a Textron Aviation divulgou que seu jato Cessna Citation Ascend pousou nesse dia no Aeroporto Executivo Henderson (KHND), em Las Vegas (no Nevada), para estrear na feira-convenção anual da associação da aviação executiva americana (NBAA).
A aeronave voou para a NBAA-BACE 2025 para ser exposta nos dias 14 e 15, junto com outros jatos da Família Cessna Citation – os modelos supermédio Longitude, o médio Latitude e o jato leve CJ4 Gen2. Para o vôo, o Citation Ascend utilizou combustível com SAF.
Atualmente em desenvolvimento, a aeronave atingiu recentemente, em setembro, um marco importante com a saída da primeira unidade de produção da fábrica. A Textron espera que a aeronave entre em serviço ainda neste ano, após a certificação da FAA.
“Perguntamos aos nossos clientes o que eles queriam nesta aeronave icônica, e nossas equipes trabalharam para concretizar a visão deles para o Citation Ascend”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Textron. “Com a estréia da aeronave na NBAA-BACE, os visitantes poderão ver o novo cockpit com Garmin G5000 e experimentar os novos e elegantes recursos internos, incluindo piso plano, janelas maiores e sistema de gerenciamento de cabine sem fio”, completou O’Bannion.
Com mais de 1.000 aeronaves Cessna Citation série 560XL entregues desde 2000, proprietários e operadores apreciam a aeronave por sua combinação incomparável de desempenho, conforto, facilidade de operação, ampla gama de capacidades de missão e eficiência operacional favorável.
A Textron Aviation projetou o Citation Ascend com base no feedback dos clientes para o máximo desempenho e conforto. Com recursos elegantes e modernos, os clientes podem desfrutar de muitos dos luxos encontrados nos campeões de vendas Cessna Citation Latitude e Cessna Citation Longitude, incluindo um piso plano para proporcionar amplo espaço para as pernas e flexibilidade aos passageiros.
O Citation Ascend pode ser configurado para até 12 passageiros. O jato conta com motores Pratt & Whitney Canada PW-545D, projetados para proporcionar eficiência de combustível e maior empuxo, bem como aviônica Garmin G5000, que conta com o software e hardware mais recentes, incluindo a tecnologia de sistema de aceleração automática – autothrottle – integrado. O Ascend também possui uma Unidade de Potência Auxiliar (APU – Auxiliary Power Unit) Honeywell RE100 [XL] aprovada para operações autônomas. O jato terá um ponto único de abastecimento.
Outras novidades no Ascend são uma escada de ar de tamanho normal, um lavatório com serviço externo. Com 19 portas de carregamento USB padrão e três tomadas universais em toda a aeronave, toda a tripulação e passageiros têm acesso a pelo menos uma porta de carregamento no Citation Ascend.
O Ascend é oferecido com o sistema de conectividade Gogo Galileo HDX como item de fábrica opcional, proporcionando conectividade para múltiplos dispositivos que exigem aplicações de dados mais pesadas, como streaming. Durante um vôo de mídia a bordo do Ascend antes da NBAA-BACE, o sistema Gogo destacou o uso contínuo e o processamento rápido.
Em post no dia 12 na plataforma online da AIN, a editora da revista mensal da mídia Kerry Lynch repercutiu a estréia do Ascend na NBAA-BACE 2025, com a Textron apresentando a mais recente edição da venerável plataforma Cessna Citation Excel/XLS, enquanto a nova iteração do jato médio segue próxima da certificação da FAA.
Substituindo o XLS Gen2 após sua aprovação prevista para este ano, o Ascend é o próximo “passo” em uma linha de produtos que já contabilizou mais de 1.000 entregas desde 2000.
Lynch discorre que o programa Ascend foi lançado na EBACE 2023, e o jato voou pela primeira vez em junho do ano passado. Desde então, duas aeronaves de teste acumularam mais de 1.000 horas de vôo.
A certificação está prevista para este ano, com a NetJets definida como o cliente de lançamento sob um contrato plurianual de 1.500 aeronaves Citation (supermédio) Longitude, (médio) Latitude e (médio) Ascend.
Lynch destacou que, significativamente, o Ascend é o primeiro a oferecer piso plano na linha Excel/XLS e incorpora características de design dos supermédios Longitude e Latitude. Assim como estes modelos maiores, o Ascend conta com plataforma aviônica Garmin G5000 com autothrottle integrado – uma mudança em relação à suíte Collins Pro Line 21 do XLS+ e que completa a transição para aviônica Garmin em toda a linha de produtos (jatos) Cessna Citation.
Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas e marketing, observou que, como resultado das mudanças introduzidas no Ascend, “criamos uma experiência totalmente diferente para nossos clientes”. [EL]