Cessna Citation CJ3 Gen2 – com autothrottle – é certificado pela FAA, em 15.10.25
Em nota no dia 13, a Textron Aviation anunciou que o jato Cessna Citation CJ3 Gen2 recebeu a certificação Tipo da FAA, que permite a sua introdução no mercado como o investimento mais abrangente da nova geração Gen2 da linha de jatos Citation. Após completar 445 horas de testes de vôo e a certificação, o jato leve deverá entrar em serviço neste ano.
Chris Hearne, vice-presidente sênior de engenharia e programas da Textron, disse: “A certificação do CJ3 Gen2 pela FAA é um exemplo da liderança da Textron Aviation na certificação de aeronaves. Esta aeronave oferece desempenho comprovado, tecnologia de ponta e uma experiência de cabine incomparável, apoiando as missões dos clientes, seja para relaxamento, inovação ou produtividade”.
Com base no feedback dos clientes, as melhorias em toda a aeronave incluem a tecnologia de aceleração automática de motor – com sistema Autothrottle da Garmin, e mais 4,5 polegadas (11,43 cm) a mais de espaço para as pernas dos pilotos e um ambiente de cabine totalmente personalizável.
O jato leve Cessna Citation CJ3 Gen2 conta com um sistema aviônico confiável em software e hardware Garmin G3000, com integração de sistema de aceleração automática (autothrottle) da Garmin, para reduzir a carga de trabalho do piloto e fornecer proteção durante vôo, e de sistema de Visão Aprimorada (EVS – Enhanced Vision System) – item opcional -, para proporcionar maior clareza e percepção situacional otimizada. A suíte aviônica tem uma interface intuitiva com telas de informação de vôo sensíveis ao toque. A plataforma conta com receptor de sinais de satélite GDL-60, da Garmin, para conectividade com a aeronave, incluindo transmissão remota de planos de vôo, atualizações automáticas de banco de dados e transmissão sem fio de dados de diagnóstico da aeronave
O Citation CJ3 Gen2 oferece assentos padrão para nove passageiros, com uma opção para oito passageiros com armazenamento adicional. O jato é certificado para operação com apenas um piloto (single pilot).
Os passageiros podem experimentar um interior luxuoso totalmente personalizável que lhes permite criar o ambiente de cabine ideal para a sua missão específica. O conforto é abundante na cabine, com assentos projetados com capacidade de rastreamento na base e no piso, além de funcionalidade giratória opcional. A nova iluminação RGB permite que os clientes personalizem ainda mais o ambiente da cabine, e a alimentação USB-C em cada assento e o carregamento sem fio na cabine principal permitem que a produtividade e o entretenimento continuem durante o vôo. A aeronave também possui uma tomada de alta potência opcional para máquina de café, armazenamento de gelo e lixo, além da incorporação de um painel de controle mestre da cabine.
Além disso, as novas claraboias CoolView no lavatório trazem luz natural para o ambiente e destacam outros recursos, como um novo design opcional de pia e toucador com abastecimento de água dedicado. Para maior conveniência, o CJ3 Gen2 inclui um lavatório com manutenção externa.
Com um alcance máximo de 2.040 MN, uma carga-paga útil de 5.530 lb. (2.510 kg) e desempenho superior em pista, o CJ3 Gen2 permite uma variedade de missões.
1 – dimensões externas:
– comprimento = 15,60 m.
– altura (empenagem “T”) = 4,60 m.
– asa – envergadura de 16,26 m.; área alar de 27,32 m² e enflechamento zero
2 – dimensões cabines:
2.1 – comprimento = 4,80 m.
2.2 – largura = 1,47 m.
2.3 – altura = 1,40 m.
2.4 – capacidade máxima de passageiros: 9
2.5 – bagageiro: 1.000 lb. (454 kg) e volume de 1,84 m³
3 – Pesos:
3.1 – Peso operacional básico = 8.540 lb. (3.874 kg)
3.2 – Peso de rampa máximo = 14.070 lb. (6.382 kg)
3.3 – Peso de decolagem máximo = 13.870 lb. (6.291 kg)
3.4 – Peso de pouso máximo = 12.750 lb. (5.783 kg)
3.5 – Peso Zero combustível máximo = 10.675 lb. (4.842 kg)
3.6 – Peso combustível utilizável = 4.710 lb. (2.136 kg), para 703 galões (2.661litros)
3.7 – Carga-útil = 4.710 lb. (2.136 kg)
3.8 – carga-paga máxima = 2.135 lb. (968 kg)
3.9 – carga-paga com abastecimento completo = 820 lb. (372 kg)
4 – sistemas:
4.1 – motorização: Williams International FJ44-3A, de 2.820 lbf.
4.2 – aviônica – suíte Garmin G3000
- Garmin FMS com duplo WAAS-receptor GNSS habilitado para navegação
- sistema de aceleração automática (autothrottle) Garmin, pleno regime
- sistema de pouso de emergência em vôo automático Garmin Emergency Autoland
- sistema TAWS (Terrain Avoidance and Warning System) Classe B (TAWS-B), ou,
sistema TAWS (Terrain Avoidance and Warning System) Classe A (TAWS-A) – Opcional - sistema TCAS (Traffic Collision and Avoidance System) categoria II (TCAS II), ou,
sistema TCAS (Traffic Collision and Avoidance System) categoria I (TCAS I) – Opcional - sistema duplo AHRS (Attitude Heading Reference System)
- sistema duplo de ADC – Air Data Computer
- base de cartas: Jeppesen Chartview
- recurso Garmin Safe Taxi
- sistema de áudio digital
- ADS-B OUT / ADS-B IN
- HSI com sobreposição cartográfica
- suporte para aproximação visual
- cartas IFR/VFR com mapa geográfico
- receptor de sinais de satélite GDL-60 Datalink
- radar meteorológico Garmin GWX-8000 StormOptix
- sistemas de diagnóstico de manutenção
- provisão para CVR
- sistema SiriusXM Satellite – rádio e meteorologia – Opcional
- sistema Tecnologia de Visão Sintética (SVT – Synthetic Vision Technology), da Garmin – Opcional
- sistema Visão Aprimorada (EVS – Enhanced Vision System) – Opcional
- comunicação de alta-frequência/HF (HF-9000) – Opcional
- FANS-1/A acima VHF – Opcional
- FAA Data Comm – Opcional
- ATN-B1 – Opcional
- sistema de telefone por satélite – Opcional
- gravador de dados de vôo (FDR) – Opcional
5 – Performance:
5.1 – Velocidade de cruzeiro máxima = 416 KTAS (770 km/h)
5.2 – Velocidade limite máxima = M0,737
5.3 – Alcance máximo = 2.040 MN (3.778 km)
5.4 – Atitude Operacional máxima – 45.000 pés (13.716 m.)
5.5 – distância de decolagem = 3.180 pés (969 m.)
5.6 – distância de pouso = 2.770 pés (844 m.) [EL]
Cessna Citation CJ3 Gen2:
https://cessna.txtav.com/en/citation/cj3-gen3#_model-top
