Cessna Citation M2 Gen2 – com acelerador automático (autothrottle), da Garmin – entra em serviço, em 14.01.26
Em nota no dia 14, a Textron Aviation divulgou que jato Cessna Citation M2 Gen2 – com acelerador automático (autothrottle), da Garmin – entrou em serviço recentemente.
O Citation M2 Gen2 recebeu certificação originalmente no início de 2022, e a adição do sistema de aceleração automática foi aprovada em outubro. A integração do sistema de acelerador automático Garmin no Citation M2 Gen2 aprimora ainda mais as capacidades do jato de entrada leve mais vendido, proporcionando maior controle e precisão aos pilotos.
“Continuamos investindo em nossos produtos para oferecer aos clientes a melhor experiência de aviação do mundo. O M2 Gen2 lidera seu segmento como o jato de entrada leve mais vendido, estabelecendo o padrão de desempenho e inovação. Com o acelerador automático Garmin agora disponível, os pilotos obtêm uma experiência de vôo mais intuitiva e eficiente, elevando cada viagem”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Textron.
A adição de acelerador automático (autothrottle), da Garmin, ao M2 Gen2 auxilia piloto(s) durante todo o vôo e oferece proteção contra condições de excesso e falta de velocidade. A tecnologia de aceleração automática permite que pilotos se concentrem em diversas atividades críticas para a operação no cockpit, proporcionando transições mais suaves e maior controle durante todo o vôo.
Com dois motores Williams FJ-44-1AP-21, o M2 Gen2 tem capacidade de velocidade máxima de cruzeiro de 404 KTAS e um alcance de até 1.550 MN, podendo operar em pistas curtas de apenas 978 m. (3.210 pés) e atingir 41.000 pés (12.500 m.) em 24 minutos. A aeronave foi projetada para operação com único piloto (single pilot) com sua aviônica Garmin G3000. A aeronave tem capacidade para até oito ocupantes.
O M2 Gen2 apresenta um design interior sofisticado, iluminação ambiente, porta-copos iluminados e um assento lateral dobrável opcional que se transforma em espaço adicional para bagagem. Além do estilo luxuoso, a cabine também prioriza a produtividade, com carregamento sem fio e portas USB-A em cada assento, além de portas USB-C nas duas tomadas combinadas universais de 115V. No cockpit, o espaço para as pernas do copiloto foi ampliado em 7,6 cm (3 polegadas) para maior conforto. [EL]
