Cessna Citation M2 Gen2 com autothrottle é certificado pela FAA, em 15.10.25


Em nota no dia 13, a Textron Aviation anunciou que o jato Cessna Citation M2 Gen2 – com acelerador automático (autothrottle) da Garmin, proporcionando maior controle e precisão aos pilotos -, recebeu recentemente a certificação da FAA.

A Textron promove que a integração do sistema autothrottle da Garmin no M2 Gen2 reforça ainda mais as capacidades do jato de entrada leve mais utilizado, otimizando a potência do motor, simplificando o gerenciamento de vôo e aumentando a eficiência operacional geral.
O programa de testes de vôo do Citation M2 Gen2 com acelerador automático (autothrottle)  completou quase 300 horas de vôo e inúmeros testes de certificação, atendendo aos rigorosos padrões de certificação estabelecidos pela Textron Aviation e pela FAA.

“A obtenção da certificação da FAA para o Citation M2 Gen2 com aceleradores automáticos Garmin reforça nosso compromisso em levar inovação e tecnologia líder do setor aos nossos clientes. A Textron Aviation lidera o setor no lançamento de aeronaves totalmente novas e atualizações de produtos no mercado, certificando nove jatos executivos desde 2013”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de engenharia e programas da Textron.

A adição dos aceleradores automáticos Garmin ao M2 Gen2 eleva o controle do piloto com recursos para evitar condições de excedência e alertar pilotos caso ocorram desvios. Quando ativados a 400 pés acima do solo, os aceleradores automáticos agilizam as operações, gerenciando a velocidade da aeronave, o desempenho do motor e a potência para permitir que a aeronave suba, desça ou mantenha a altitude. Com essa tecnologia avançada, os pilotos experimentam perfis de vôo mais suaves e previsíveis, proporcionando maior controle e precisão durante o vôo.

O investimento da Textron Aviation na plataforma Citation M2 reforça o foco do modelo no conforto e na produtividade do piloto e dos passageiros – a aeronave tem capacidade pata até 7 assentos. O M2 Gen2 apresenta um interior de estilo premium, iluminação ambiente de destaque, porta-copos iluminados e um assento lateral dobrável opcional que se converte em compartimento de carga adicional. Além do estilo luxuoso, a cabine também se concentra na produtividade, com recursos de carregamento sem fio e ‘portas’ (tomadas-conectores) USB-A e USB-C em cada assento. Na cabine, foram adicionadas 3 polegadas (7,5 cm) de espaço para as pernas na posição de copiloto (assento direto) do M2 Gen2 para maior conforto.

Com uma velocidade máxima de cruzeiro de 404 KTAS e um alcance de 1.550 MN, o M2 Gen2 pode operar em aeroportos com pistas de até 978 m. (3.210 pés) e subir até 41.000 pés (12.500 m.) em 24 minutos. A aeronave foi projetada para operação com um único piloto (Single Pilot), com aviônica Garmin G3000.

As principais características do Cessna Citation M2 Gen2:

1 – dimensões externas:
– comprimento = 13,00 m.
– altura (empenagem “T”) = 4,20 m.
– asa – envergadura de 14,39 m.; área alar de 22,30 m² e enflechamento zero

2 – dimensões cabines:
2.1 – comprimento = 3,40 m.
2.2 –
largura = 1,47 m.
2.3 – altura = 1,40 m.
2.4 – capacidade máxima de passageiros: 7
2.5
– bagageiro: 725 lb. (329 kg) e volume de 1,29 m³

3 – Pesos:
3.1 – Peso Operacional básico = 6.990 lb. (3.171 kg)
3.2 – Peso de rampa máximo = 10.800 lb. (4.899 kg)
3.3 – Peso de decolagem máximo = 10.700 lb. (4.853 kg)
3.4 – Peso de pouso máximo = 9.900 lb. (4.491 kg)
3.5 – Peso Zero combustível máximo = 8.500 lb. (3.856 kg)
3.6 – Peso combustível utilizável = 3.296 lb. (1.495 kg), para 492 galões (1.862 litros)
3.7 – Carga-útil = 3.810 lb. (1.728 kg)
3.8 – carga-paga máxima = 1.510 lb. (685 kg)
3.9
– carga-paga com abastecimento completo = 514 lb. (233 kg)

4 – sistemas:
4.1 – motorização: Williams International FJ44-1AP-21, de 1.965 lbf.
4.2 – aviônica – suíte Garmin G3000

  • Garmin FMS com duplo WAAS-receptor GNSS habilitado para navegação
  • sistema de aceleração automática (autothrottle) Garmin, pleno regime
  • sistema de pouso de emergência em vôo automático Garmin Emergency Autoland
  • sistema TAWS (Terrain Avoidance and Warning System) Classe B (TAWS-B), ou,
    sistema TAWS (Terrain Avoidance and Warning System) Classe A (TAWS-A) – Opcional
  • sistema TCAS (Traffic Collision and Avoidance System) categoria I (TCAS I), ou,
    sistema TCAS (Traffic Collision and Avoidance System) categoria II (TCAS II) – Opcional
  • sistema duplo AHRS (Attitude Heading Reference System)
  • sistema duplo de ADC – Air Data Computer
  • base de cartas: Jeppesen Chartview
  • recurso Garmin Safe Taxi
  • sistema de áudio digital
  • ADS-B OUT / ADS-B IN
  • HSI com sobreposição cartográfica
  • suporte para aproximação visual
  • cartas IFR/VFR com mapa geográfico
  • receptor de sinais de satélite GDL-60 Datalink
  • radar meteorológico Garmin GWX-8000 StormOptix
  • sistemas de diagnóstico de manutenção
  • provisão para CVR
  • sistema SiriusXM Satellite – rádio e meteorologia – Opcional
  • sistema Tecnologia de Visão Sintética (SVT – Synthetic Vision Technology), da Garmin – Opcional
  • sistema Visão Aprimorada (EVS – Enhanced Vision System) – Opcional
  • comunicação de alta-frequência/HF (HF-9000) – Opcional
  • FANS-1/A acima VHF – Opcional
  • FAA Data Comm – Opcional
  • ATN-B1 – Opcional
  • sistema de telefone por satélite – Opcional

5 –  Performance:
5.1 – Velocidade de cruzeiro máxima = 404 KTAS (748 km/h)
5.2 – Velocidade limite máxima = M0,71
5.3 – Alcance máximo = 1.550 MN (2.871 km)
5.4 – Atitude Operacional máxima – 41.000 pés (12.497 m.)
5.5 – distância de decolagem = 3.210 pés (978 m.)
5.6 – distância de pouso = 2.590 pés (789 m.) [EL]

Cessna Citation M2 Gen2:
https://cessna.txtav.com/en/citation/m2-gen3