CGNA/DECEA recebe visita de comitiva com integrantes da ANAC, ICA, CINDACTA I/IV e CRCEA-SE, em 25.05.25

Em nota no dia 21, o DECEA divulgou que a sua unidade Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu, na manhã do dia 20, uma comitiva com integrantes da ANAC. O objetivo o encontro foi fortalecer a integração entre os órgãos e promover o intercâmbio de informações e a cooperação técnica para aperfeiçoar os serviços prestados à aviação civil.
A comitiva, composta por 40 pessoas, incluía 14 executivos da ANAC e representantes de unidades subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), como o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA-II, pela FIR-Curitiba, e CINDACTA-IV, pela FIR Amazônica), o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) e o Subdepartamento de Operações.
Os visitantes acompanharam uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo CGNA e conheceram as instalações do Centro, como a Sala Master e o Salão Operacional.
O chefe da Divisão de Operações do CGNA, tenente-coronel aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, destacou que o propósito do encontro foi expor a missão e as atividades do centro, promovendo maior alinhamento entre as instituições. “O objetivo é apresentar o CGNA, sua missão e atividades, para que a ANAC possa conhecer melhor o trabalho que realizamos aqui. Assim, buscamos maior integração entre nossas ações e podemos compreender o potencial que temos ao trabalhar em conjunto”, afirmou Gladulich.
O superintendente de inteligência e ação fiscal da ANAC, Cláudio Beschizza Ianelli, também ressaltou os benefícios da aproximação, especialmente no que se refere à agilidade e precisão no compartilhamento de dados. “Essa integração entre a ANAC e o CGNA é extremamente importante, porque vai permitir uma troca de informações mais rápida e precisa, beneficiando toda a comunidade aeronáutica”, destacou.
A visita institucional faz parte do calendário de eventos da Oficina Conecta AGA, que acontece de 20 a 22 de maio, e reúne profissionais para debater as melhores práticas e soluções a respeito da área de aeródromos.