“Cheyenne I” aeromédico tem acidente de pouso em estrada vicinal próxima de aeródromo do destino em Brasnorte/MT, por engano da tripulação na interceptação da aproximação final, em 11.12.21


Nesta quarta dia 08, pela manhã, o bimotor turboélice Piper PA-31T1 “Cheyenne I” (PAY1) de prefixo PR-BBZ (registro de produção sn 31T-8104101, ano de fabricação 1983), da Abelha Táxi Aéreo, com quatro ocupantes, sofreu um acidente de pouso em estrada vicinal (com piso de terra não-preparado) próxima de aeródromo do destino, por engano da tripulação na aproximação, em Brasnorte, no MT.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, com classificação de acidente em local não-previsto, registrado no horário de 12:45Z (08:45LT).

Segundo súmula factual inicial, o avião decolou do Aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá (MT), com o destino do Aeródromo de Brasnorte (SDNB), neste município de MT, para uma missão aeromédica, com quatro ocupantes (sendo dois pilotos). Na execução do circuito de tráfego visual do aeródromo de destino, a tripulação confundiu a pista em uso (do aeródromo de destino) e efetuou aproximação para pouso numa estrada de terra localizada dentro de uma propriedade particular. Durante a corrida de pouso (pós-toque), ocorreu a quebra do trem de pouso auxiliar (dianteiro), com o avião parando na estrada. O avião teve danos substanciais e os ocupantes não tiveram ferimentos.

No tocante à investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

Texto completo:
https://aib-el.com.br/site/cheyenne-i-aeromedico-tem-acidente-de-pouso-em-estrada-vicinal-proxima-ad-do-destino-em-brasnorte-mt-por-engano-tripulacao-na-interceptacao-aproximacao-final-em-11-12-21/