“Cheynne I” regressa de emergência para Teresina/PI em operação monomotor após perda de indicação de pressão de óleo na saída de Timon para São Luís/MA, em 09.12.21


No dia 17, o bimotor turboélice Piper PA-31T1 “Cheynne I” (PAY1) de prefixo PT-OVE (registro de produção sn 31T-8004014, ano de fabricação 1980), operado pela Executive Air Táxi-aéreo, decolou do Aeródromo privado Domingos Rego (SNDR), em Timon/MA, divisando com Teresina/PI, por volta das 13:56Z (10:56LT), com destino do Aeroporto Marechal Cunha Machado (SBSL), em São Luís/MA (170 MN a NW), em vôo particular, com três ocupantes (sendo um passageiro e dois pilotos).

Com 20 minutos de vôo, a tripulação verificou oscilação na indicação de pressão do óleo do motor esquerdo (#01). A tripulação decidiu regressar e desviar vôo para o Aeroporto Senador Petrônio Portella (SBTE), em Teresina, solicitando prioridade e vindo “cortar” o motor na descida. O pouso, às 14:40Z (11:40LT), ocorreu em operação monomotor, com aterrissagem e taxiamento realizado normalmente.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de falha de motor em vôo. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.

O Aeródromo privado Domingos Rego (SNDR), em Timon/MA, dista cerca 3 MN a SW de Teresina/SBTE. Em elevação de 373 pés, o aeródromo tem pista (02/20) de 30 x 1.518 m., de asfalto, para operação VFR diurna/noturna, com carta VAC para operação.

O Aeroporto Senador Petrônio Portella (SBTE) está em elevação de 220 pés, com pista (02/20) de 45 x 2.200 m., de asfalto. O aeroporto opera com serviço de controle de tráfego aéreo, com homologação para operação VFR e IFR, diurna e noturna. Para pouso, além de carta VAC (com entrada pelo setor leste, para tráfego à 1.300 pés AGL, com perna-do-vento pela esquerda para pista 20 e pela direita para pista 02), existem cartas de procedimentos de aproximação IFR por navegação por VOR (TNA) e por satélite (GNSS-RNAV), para as duas cabeceiras. As duas cabeceiras são equipadas com sistema de indicação de rampa PAPI (para MEHT de 73 pés na cabceceira 02 e de 61 pés na cabeceira 20).

Ao momento da operação, o tempo no “Petrônio Portella” (SBTE) era muito bom, apesar da elevada temperatura de 33ºC com QNH para chegar a 1.008 hPa, com vento SE fraco, visibilidade de 10 km ou superior, para surgir nuvens esparsas com base a 2.000 pés (após reporte CAVOK, sem nebulosidade reportada).

METAR SBTE 171300Z 00000KT CAVOK 31/22 Q1010=
METAR SBTE 171400Z 13007KT CAVOK 33/21 Q1009=
METAR SBTE 171500Z 11007KT 9999 SCT020 33/20 Q1008=