Cias. aéreas do EUA pedem interrupção “imediata” do lançamento da 5G em até duas milhas de aeroportos, em 18.01.22
As cias. aéreas do EUA pediram “intervenção imediata” da FAA para suspensão da implementação de rede de celular 5G dentro de duas milhas (3,2 km) das pistas dos aeroportos afetados pelas instalações de telefonia, chamando o dano que resultará do lançamento planejado em 19 de janeiro de “substancialmente pior” do que o inicialmente previsto.
Em uma carta desta segunda dia 17, ao secretário de Transportes Pete Buttigieg, ao administrador da FAA Steve Dickson, à presidente da FCC Jessica Rosenworcel e ao diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca Brian Deese, a Airlines for America (A4A) emitiu um “pedido urgente” para que a 5G não entrar em operação dentro de duas milhas das pistas de aeroportos afetados. E também solicitou que a FAA identifique imediatamente as estações-base próximas às pistas de aeroportos-chave “a serem endereçadas para garantira da segurança e a prevenção de interrupções de uma maneira estreitamente focada e consistente com o acordo estabelecido em 03 de janeiro de 2022”.
Na carta, as cias. aéreas expressaram preocupação de que a maioria dos 50 grandes aeroportos identificados pela FAA para um “alívio” na ativação da rede 5G continuarão sujeitos a restrições de vôo a partir desta quarta dia 19, nova data para a entrada em serviço da rede 5G.
Em referência ao comunicado da FAA do dia 16, com a aprovação de cerca de 45% da frota do transporte comercial americano para operação em condição de meteorologia de baixa visibilidade em 48 de 88 aeroportos diretamente afetados por interferência da rede 5G Banda C, a A4A se pronunciou registrando que a FAA minimiza o fato de não ter concedido “alívio” aos aeroportos usados pela maioria do público que viaja.
“A menos que nossos principais hubs sejam liberados para operação [de vôos], a grande maioria do público viajante e do transporte estará essencialmente parqueado”, divulgou a A4A. “Isso significa que em um dia como [16 de janeiro], mais de 1.100 vôos e 100.000 passageiros estariam sujeitos a cancelamentos, desvios ou atrasos. Em segundo lugar, as restrições de vôo não se limitarão a operações em mau tempo. Como os rádio-altímetros fornecem informações críticas para outros sistemas de segurança e navegação em aviões modernos, estes vários sistemas de segurança modernos em aeronaves serão considerados inutilizáveis, causando um problema muito maior do que sabíamos em 05 de janeiro de 2022”.
A associação observou ainda que os fabricantes de aeronaves informaram que as operadoras precisariam parquear “grande parte” da frota do EUA, criando não apenas sérias interrupções no mercado interno, mas potencialmente ‘encalhando’ “dezenas de milhares” de americanos no exterior.
“Com franqueza, o comércio do país vai parar”, destacou a A4A. “Dado o curto prazo e a exigência dessa calamidade econômica completamente evitável, solicitamos respeitosamente seu apoio e tomamos todas as medidas necessárias para garantir que a 5G seja implantada, exceto quando as torres estiverem muito próximas a pistas de aeroportos até que a FAA possa determinar como isso pode ser feito com segurança, sem interrupção catastrófica. Estamos prontos e ansiosos para continuar nosso trabalho com o governo do EUA e provedores de telefonia móvel para encontrar um conjunto de soluções que permita que a 5G se expanda para a Banda C, ao mesmo tempo em que protegendo a aviação de restrições operacionais devastadoras. No entanto, é necessária uma ação imediata para fornecer tempo suficiente para que essas discussões avancem de maneira significativa”, apresenta a A4A. [EL] – c/ fontes