CIMAER absorve integralmente o serviço VOLMET, em 06.04.24


Conforme nota postada no dia 27, pelo DECEA, o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) concluiu a absorção integral do serviço VOLMET.

Até então, o serviço era prestado pelos Centros Meteorológicos de Vigilância (CMV), localizados nos quatro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA), com suas respectivas sedes em Brasília (CINDACTA-I), Curitiba (CINDACTA-II), Recife (CINDACTA-III), e Manaus (CINDACTA-IV).

Para que o serviço fosse concentrado integralmente pelo CIMAER, foram ativadas as Células Regionais de Meteorologia em todos os CINDACTA, o que proporcionou uma transferência de forma gradual e ininterrupta.

De acordo com o comandante da unidade, coronel especialista em meteorologia José Messias Rocha Mendonça, o apoio do DECEA foi fundamental para a finalização do processo. “A reposição de recursos humanos e o apoio do subdepartamento técnico do DECEA foram pontos cruciais para a conclusão deste ciclo. Também destaco a participação ativa do efetivo do CIMAER, através do trabalho em equipe, que possibilita a prestação de um serviço meteorológico de excelência aos aeronavegantes”, disse o oficial.

O VOLMET disponibiliza a transmissão de informações meteorológicas em tempo real durante o vôo, contribuindo para rotas mais seguras e eficientes. Os operadores fornecem aos pilotos dados sobre ventos, visibilidade, nuvens, temperatura, pressão atmosférica e outros fatores meteorológicos que podem afetar as operações aéreas.

Dessa forma, o CIMAER segue em frente no cumprimento da nobre missão de prestar, com excelência, o Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, com vistas a contribuir com a segurança e a eficiência do tráfego aéreo.