CINDACTA-IV adequa infraestrutura aeroportuária/navegação aérea de Parintins, no AM para atender demanda de tráfego aéreo para o festival folclórico da cidade, em 01.07.23
Em nota postada no dia 29, a ANAC divulgou que estará presente no Festival de Parintins (AM) de 2023. Um grupo de 15 servidores distribuídos em sete equipes promoverá, entre o dia 29 e até 02 de julho, ação de fiscalização educativa voltada para tripulantes e passageiros do transporte aéreo durante a festa popular do boi-bumbá, a maior do Estado. A finalidade será orientar pilotos e turistas sobre as melhores práticas para que as operações aéreas ocorram em segurança. Em paralelo à ação de fiscalização educativa, a ANAC também realizará inspeções para verificação das operações da aviação geral no Amazonas.
Todos os anos, na última semana de junho, um grande número de pessoas se desloca para Parintins a fim de assistir à festa folclórica dos bois “Garantido” e “Caprichoso”, que disputam entre si quem faz a melhor apresentação ao público. Até o dia 02, a festa deverá receber, pelo aeródromo de Parintins, cerca de três mil passageiros via transporte aéreo, além de dezenas de aeronaves.
No dia 15 de junho, o DECEA postou notícia que o CINDACTA-IV (unidade DECEA de Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, com sede em Manaus/AM), preparou uma estrutura operacional de vôo no aeródromo de Parintins (SWPI) para provisão de serviços de navegação aérea durante a 56º Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá de 30 de junho a 02 de julho. Para este evento, o aeródromo foi declarado “Aeroporto Coordenado” (Nível B).
A Operação “Parintins” vendo sendo solicitada pelo Governo do Estado do Amazonas em apoio à Prefeitura Municipal de Parintins, visando à prestação de diversos serviços aos aeronavegantes para prover a segurança do espaço aéreo na região durante o evento folclórico anual.
Diante do elevado fluxo de tráfego aéreo típico no período do festival, elabora-se um planejamento com envolvimento de diversos órgãos, dentre estes o CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea), sob responsabilidade do CINDACTA-IV.
Pelo DECEA, a expectativa é que haja um aumento do fluxo de tráfego aéreo nos dias que antecedem e sucedem o evento, com mais de 600 pousos e decolagens.
Na Operação “Parintins”, na fase preparativa, o escopo de diversas ações pelo CINDACTA-IV incluiu a implementação e execução dos serviços de Controle de Aproximação (APP), de Torre de Aeródromo (TWR), de Informações Aeronáuticas (Sala AIS) e de Estação Meteorológica de Superfície (EMS), em caráter temporário e especial para apoiar a realização do evento.