Circunavegação aérea de um Learjet 36A recebe certificação de recorde mundial da NAA, em 05.07.24


O vôo de circunavegação em um Learjet 36A da operadora aeromédica Global Jet Care, com sede na Flórida (EUA), foi certificado como um novo recorde mundial pela NAA – National Aeronautic Association (associação nacional aeronáutica). O vôo partiu de Wichita (Kansas/ EUA) em 03 de abril,  voando para oeste, e retornou para Wichita em 67 horas, após 11 “escalas técnicas” – paradas para abastecimento.

Transportando os (4) pilotos Bart Gray, John Bone, Kirby Ezelle e Joshua Podlich, bem como o observador Joel Weber, o Lear 36A operado pela Global Jet Care estabeleceu um novo recorde no sentido oeste na categoria C-1f (aviões terrestres com peso de decolagem de 6.000 a 9.000 kg) – de 341 MPH (548,67 km/h ou 296,26 KT).

Agora, a expectativa é pelo registro de recorde pela FAI – Federation Aeronautique Internationale (federação nacional aeronáutica), entidade reguladora dos registros da aviação.

O vôo constituiu-se para uma arrecadação de fundos para apoiar a restauração e recuperação de aeronavegabilidade (retorno à condição operacional de vôo) do primeiro Lear Jet (LJ-23) de produção para cliente – o aparelho sn 23-003, cujo projeto da Classic Lear Jet Foundation ora está em andamento. O vôo também comemorou o 100º aniversário da primeira circunavegação aérea global, conduzida por um grupo de pilotos do Exército do EUA voando em torpedeiros Douglas DT-2 modificados, conhecidos como World Cruisers;  as duas aeronaves sobreviventes completaram o vôo de 1924 em 175 dias, cobrindo mais de 27.500 milhas. [EL] – c/ fonte

No Blog:
https://aib-el.com.br/circunavegacao-global-em-um-learjet-36a-comemora-100-anos-do-voo-mundial-the-world-flight-pelo-servico-aereo-do-exercito-do-eua-e-arrecada-fundo-de-patrocinios-para-o-projeto-de-restauracao-do-pri/